domingo, 5 de janeiro de 2014



UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO - IBRAPES
TURMA 2009.1 – POLO GUAMARÉ/RN
CORDEL DE FRANCISCO DE BETANIA


Há momentos nessa vida
Que ninguém pode esquecer
E esse que me aconteceu
Me dá mais do que prazer
Foi um convite que a UVA
Pode um dia me fazer.

Uma turma de alunos (as)
Todos universitários
Com Geralda Efigênia
Promoveram um seminário
Pra falar de Paulo Freire
E eu fui como voluntário.

Com a temática o “legado”
Desse ilustre professor
Paulo Freire que é sem dúvida
E a história me mostrou
A verdadeira obra prima
Que a natureza criou.

No ano de 21 (1921)
Em 19 de setembro
A cidade de Recife
Viu um gênio lá nascendo
E os frutos que plantou
Muita gente vai colhendo.

Nordestino aclamado
No Brasil no exterior
Quem conhece Paulo Freire
Sabe bem do seu valor
E Geralda Efigênia
Sabe por que estudou.

Dedicada a cultura
De todo modo geral
O valor dessa mulher
E algo fenomenal
Ainda mais fã desse artista
Esses dois são geniais.

Paulo Freire nos deixou
Mas ficou o seu legado
Conteúdo para estudo
Pois e bem conceituado
De professores para alunos
Esta sendo repassado.

E então a UVA fez
Entre alunos um seminário
Vários grupos e seus temas
Divididos apresentaram
Com o auxilio da professora
E a mim que convidaram.

Marcia Freire uma pedagoga
Francisco um cordelista
Walker nosso apresentador
E Efigênia a realista
Os alunos apresentando
De Paulo Freire a conquista.

A importância que se tem
Do ato da gente ler
A estética e a ética
Pra quem sabe compreender
O respeito e os saberes
Do educando pra entender.

Todo reconhecimento
E a sua assunção
A identidade cultural
De quem dar educação
E quem ensina exige
Isso com compreensão.

A educação bancária
De quem faz só exigir
E as palavras que se usa
Mau exemplo pra seguir
Muita rigorosidade
Faz o aluno desistir.

Vários temas se discutem
Cada um vai se expressar
Geralda a professora
Ela fica a acompanhar
E depois da apresentação
Um por um a avaliar.

Tem Menezes e Joana D’arc
Magdelma por aqui
Micarla Marluce e Meire
E Ezilda a dividir
Todas com o mesmo propósito
Dá o melhor prá construir.

Eveline e Sergileide
Fabrício João e Ronaldo
Rayane Patrícia e Pamela
E Elizete empenhada
Elizangela e Ana Lúcia
Pra estudar o que é passado.

As meninas Rosilenes
Edna somando as Marias
As franciscas e Regina
Fazem como gostariam
Com Josélia vem Taise
Essa UVA é só alegria.

Foi assim mais um momento
Que todos proporcionaram
Professores e alunos
Convidados e funcionários
O encontro das estrelas
Onde todos aqui brilharam.

A Geralda Efigênia
O meu muito obrigada
Aos alunos um abraço
Por ter em mim acreditado
Eu FRANCISCO DE BETÂNIA
Paulo Freire e o “legado”.

sábado, 4 de janeiro de 2014

A VOZ POÉTICA DE ALBERTINA LAUFER - CURITIBA



Pensa em ser poema,
mas lhe faltam,
uma porção de versos.

Suas claves não tocam
o Sol que penetra no chão da terra.

Suas mortes não antecipam,
as ressurreições,
que em seus madeiros estão suspensas.

Seus rios não formam correntezas,
e suas realidades não são crucificadas em sonhos.

Seus medos não estão ancorados em desejos,
e suas miradas não contaminam,
os escuros que envolvem as paredes do tempo.

O seu jeito de amar não é generoso,
e a sua Bem Aventurança não toca a canção sagrada.

Nadando para sempre nas beiradas dos rasos,
não lhe apetece degustar,
das profundidades que embelezam e encharcam a vida..

Albertina Laufer

ARTIGO

Refletindo sobre resultados no chão da escola

A cada dia é lançado novos desafios no caminho espinhoso dos educadores, vive-se momentos de insucessos e sucessos. O acesso à escola já não é mais um problema para toda educação básica, no entanto, a permanência do estudante e o sucesso, principalmente no ensino médio tem sido o flagelo da educação nos dias atuais.
Evadem-se da escola aquele aluno que não consegue adquirir certas habilidades e competências inerentes à série em que está matriculado, aquele que não simpatizou ou não se adaptou a metodologia do professor, aquele que se tornou pai/mãe em plena adolescência, aquele que precisou trabalhar para ajudar no sustento da família, em síntese são várias as situações que leva o aluno a desistir da escola, inclusive aquele que acha que a escola não é atrativa o suficiente para ele permanecer e ter sucesso na mesma, como afirma o estudioso Ceccon (1986:116), “a escola produz mais fracassos que sucessos”.
Dessa forma, segundo Nidelkoff (1983:15): “a escola se limita a reproduzir, no seu interior, a desigualdade de oportunidade, que caracteriza a estrutura da nossa sociedade”. Isso se caracteriza pelos livros didáticos, desconexos da realidade do aluno, em suma o currículo, o qual o aluno não se ver inserido na proposta de ensino.
É preciso que a escola realize um diagnostico e reflita sobre: o currículo que temos, o redesenho curricular que queremos, pensando nos estudantes que temos e os estudantes que queremos formar. Mas para isso a escola precisa definir o seu referencial teórico-metodológico. Se concebermos o estudante como sujeito de sua aprendizagem inserido nas múltiplas dimensões sociais, o mais coerente é que se tome como abordagem teórico-metodológica do currículo escolar na perspectiva sócio histórica de Vygotsky (1998).
Os eixos norteadores do ensino médio devem ser tratados de forma interdisciplinar levando em conta a relação aos fundamentos sociológicos e filosóficos. As dimensões cultura, trabalho, ciência e tecnologia devem ser trabalhadas levando em conta as transformações sociais ocorridas ao longo do tempo e que resultaram na sociedade atual, cujos novos princípios devem ser considerados e respeitados.
Portanto, trabalhar com as áreas do conhecimento tanto o professor como o estudante precisa estabelecer uma relação dialógica e interativa com as quatro áreas do conhecimento em que o ensino médio encontra-se estruturado: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte e Educação Física); Matemática; Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) compreendidas como vasto campo de ação educacional, contemplando uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar.

Francisca Mônica da Silva Araújo
Gestora da E.E.Maria Aeroene Sousa
Campo Redondo/RN
Jan.2014

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

DIA D DE CADASTRAMENTO DO CPF DE ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO RN


A Secretaria de Estado da Educação promove neste sábado (4), das 8h às 15h, o DIA D de cadastramento do CPF para os estudantes que já estudam nas escolas estaduais e precisam renovar sua matrícula. Em todo o Estado, os interessados devem procurar as Diretorias Regionais de Educação – DIREDS, que estarão preparadas para emitir o documento na hora. Um minuto é o tempo médio que se leva para emissão do CPF, desde que o interessado esteja com a certidão de nascimento e o comprovante de residência em mãos.
São dezesseis diretorias regionais instaladas nos municípios de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assú, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. Suas equipes foram treinadas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, numa parceria com a Secretaria da Educação.
Para os estudantes da capital e região, a 1ª DIRED organizou 12 polos de atendimento. Eles estarão funcionando nas escolas estaduais Edgar Barbosa (Zona Sul), CENEP e Monsenhor Alfredo Pegado (Zona Leste), Raimundo Soares e Matias Moreira (Zona Oeste), Antonio Fagundes, Crisan Simineia, Peregrino Junior e Leonor Lima (Zona Norte), Almirante Tamandaré (Extremoz), Doutor Otaviano (São Gonçalo do Amarante) e Doutor Severiano (Macaíba).
Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, o objetivo do mutirão é permitir o acesso ao documento para todos os alunos que pertencem a rede e ainda não tiveram sua matrícula renovada. “O documento é indispensável para a renovação da matrícula, por isso o nosso esforço para que nenhum estudante permaneça sem o Cadastro da Pessoa Física”, reforçou.
As escolas estaduais tem até o dia 10 de janeiro para concluir a renovação dos estudantes que já são da rede e ainda não tem o CPF. A renovação é feita pela própria equipe da escola, através do www.sigeduc.rn.gov.br. O estudante veterano apenas precisa se dirigir à secretaria da escola, com o número do CPF, para dizer que pretende permanecer na unidade ou deseja ser transferido para outra escola da rede.
Os alunos que estão sendo transferidos dos municípios para as escolas estaduais também podem comparecem aos pontos de cadastramento para retirar o seu CPF.
PONTOS DE CADASTRAMENTO EM NATAL E REGIÃO:
 
E.E. Edgar Barbosa – Lagoa Nova, Zona Sul
CENEP – Petrópolis, Zona Leste
E.E. Monsenhor Alfredo Pegado – Mãe Luiza, Zona Leste
E.E. Raimundo Soares - Cidade da Esperança, Zona Oeste
E.E. Matias Moreira – Dix-Sept Rosado, Zona Oeste
E.E. Antonio Fagundes – Santarém, Zona Norte
E.E. Crisan Simineia – Lagoa Azul, Zona Norte
E.E. Peregrino Junior – Potengi, Zona Norte
E.E. Leonor Lima – Redinha, Zona Norte
E.E. Almirante Tamandaré - Extremoz
E.E. Doutor Otaviano - São Gonçalo do Amarante
E.E. Doutor Severiano - Macaíba
 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PROFESSOR DA REDE ESTADUAL FARÁ CAPACITAÇÃO EM PORTUGUAL

transcrevo na íntegra

O professor de português Ladmires Luiz Gomes de Carvalho, da Escola Estadual José Fernandes Machado, irá fazer uma capacitação na universidade do Porto, em Portugal, entre os dias 13 e 21 de janeiro do próximo ano.

Na escola, o professor Ladmires vem realizando um trabalho de incentivo a leitura e escrita  por meio de concurso e mostra de linguagens em cinco gêneros textuais (rap, memórias, poemas, charges e lendas urbanas). "Há uma didática sequencial para se realizar o trabalho. Primeiramente eu mostro os gêneros, dou exemplos e depois eles mesmos produzem", disse.

A premiação acontece dentro da escola como forma de incentivo de participação dos alunos com medalhas, troféus e certificados. Ao todo 60 alunos de todos os gêneros recebem a premiação em cerimônia no final de cada ano. Desde 2010 Ladmires Carvalho vem desenvolvendo esse tipo de trabalho. Somente este ano, e pela primeira vez concorrendo, o projeto foi contemplado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em Portugal serão apresentadas e também ouvidas as experiências entre os participantes no tocante a projetos de leitura com jovens. Na volta ao Rio Grande do Norte serão marcados encontros integralistas com professores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que envolve alem da UFRN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A seleção compreendeu educadores matriculados em cursos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e bolsistas supervisores do Pibid, ambos da Capes. Ao todo foram escolhidos 168 professores das redes públicas da educação básica que lecionam física, química, matemática, pedagogia e língua portuguesa. Os selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores em Portugal (PDPP) vão estudar nas universidades de Aveiro e do Porto. Eles foram escolhidos de acordo como o Edital nº 74/2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O envio de profissionais que atuam nas redes públicas para cursos em Portugal atende uma série de objetivos do governo federal, entre os quais a valorização do magistério, a vivência com educadores de outro país, estímulo ao uso de tecnologias educacionais, troca de experiências.

A distribuição dos professores contempla as cinco regiões do país. As áreas com maior número de selecionados são química e física. Dos 43 educadores que lecionam física, metade fará a formação na Universidade de Aveiro, no período de 13 a 24 de janeiro, e metade na Universidade do Porto, de 13 a 31 de janeiro. Os 50 selecionados de química também se dividem entre as duas instituições: a formação em Aveiro será de 3 a 19 de fevereiro; e no Porto, de 13 a 31 de janeiro. A Universidade de Aveiro também recebe os 25 professores de matemática, no período de 29 de janeiro a 21 de fevereiro; e os 25 de pedagogia, de 13 a 27 de janeiro. Professores de língua portuguesa vão receber formação na Universidade do Porto, de 13 a 31 de janeiro.

Apoio

Todos os custos de viagem e dos estudos em Portugal serão de responsabilidade do governo federal: passagens aéreas nacional e internacional, despesas de deslocamento da residência ao aeroporto no Brasil e dos trajetos em Portugal, alojamento, alimentação, ajuda de custo no valor de 250 euros e seguro saúde no valor de 90 euros. 
 

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RN FAZ BALANÇO POSITIVO DO ANO DE 2013


A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, escreveu artigo em que faz um balanço da Educação no ano de 2013. Ela fala sobre valorização do professor, reajustes e reorganização da carga horária, implementação do projeto da Educação, avanços na área pedagógica e de iniciação científica, no esporte escolar, no apoio à gestão das escolas e no âmbito da infraestrutura. A professora ressalta ainda os números do PISA, avaliação internacional que revelou um avanço da Educação do Estado no ranking das unidades federativas e traça metas para 2014.

PARA CORRIGIR O RUMO DA EDUCAÇÃO

A valorização da escola pública não pode ser mero discurso. Ela se constrói a cada dia com gestos, ações concretas, respeito e responsabilidades compartilhadas entre o governo, gestores, docentes e demais profissionais da educação, a família e a sociedade. Com base nesse princípio foi criado o Programa de Educação do RN (2011-2014) que orienta toda a rede e toma como referência o aluno, a escola, o ensino, o acompanhamento da aprendizagem e um plano com dimensões e metas.

Um segundo princípio, não menos importante, admite que não tornaremos nosso Estado mais forte, com desenvolvimento socioeconômico e justiça social, sem transformar a educação. E não se transforma a educação sem um trabalho persistente e continuado, apoiado na atividade profissional do professor, com investimento na valorização pedagógica da escola pública, dos seus docentes e de toda equipe técnica. Para isso, o respeito e a valorização do professor foi uma das marcas desse projeto assumido por uma equipe técnica de alto nível e o apoio incondicional da governadora Rosalba Ciarlini.

Após dez secretários de educação em oito anos de governo, com a negação de direitos profissionais ao corpo docente (ativos e aposentados), recuperar esses direitos foi uma prioridade: implantamos plenamente a Lei do Piso Nacional promovendo um reajuste acumulado de 76,8% além do recente reordenamento da carga horária docente para que os professores permaneçam 20 horas em sala de aula e dez horas em atividades pedagógicas de apoio ao alunado. Com isso o RN passou a ser um dos dez estados do país a cumprir, na íntegra, a Lei Nacional do Piso. Mas outros direitos represados desde o ano 2006 foram também concedidos: as promoções verticais, os quinquênios, mais de três mil aposentadorias além da liberação de duas mil licenças especiais.

Outra ação de forte impacto foi o concurso público para 3.500 servidores sendo 2.900 vagas para professores e 600 para profissionais de apoio pedagógico todos contratados substituindo um aposentado. Para o ano de 2014 implantaremos as promoções horizontais com base em avaliação de desempenho docente, o Porte das Escolas reajustando, consideravelmente, a gratificação dos diretores de escolas e de DIRED. Todas essas ações incidem no atendimento ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores, implementadas respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e  a condição orçamentária e financeira da nossa pasta.

No âmbito do fundamento pedagógico, alguns documentos e ações norteadores merecem destaque: as Diretrizes Curriculares do Estado referenciadas nas Diretrizes Nacionais (em elaboração); o Plano Estadual do Livro e da Leitura, lançado recentemente; a retomada do Plano Estadual da Educação, com comissão formada; o Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos; a adesão aos Pactos Nacionais: Alfabetização na Idade Certa e o do Ensino Médio. Destaca-se ainda a implementação de Programas que ampliam em até três  horas a permanência dos estudantes na escola: Mais Educação (nível do Ensino Fundamental), Ensino Médio Inovador, Cursos de Formação para o trabalho PRONATEC. Já o Ensino Médio Noturno Diferenciado, destinado ao estudante trabalhador tem sido uma referência nacional.

A pesquisa como princípio pedagógico e formativo tem dado impulso à Iniciação Científica trazendo reconhecimento e visibilidade aos professores e estudantes que, a cada ano,  têm conquistado prêmios em feiras de ciências nacionais e internacionais. Sobressaem-se, também, estudantes medalhistas em Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa; professores premiados nacionalmente e gestores de escolas que anualmente ficam entre os melhores do país. As jornadas pedagógicas são também momentos de formação e avaliação de metas e resultados voltadas para consolidar uma nova cultura do trabalho docente com base no acompanhamento, em resultados e na análise crítica das atividades de ensino e aprendizagem.

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) foram revitalizados, com o fim da violência nas competições, e o aumento na participação dos atletas. Foram mais de 45 mil participantes em 2013.

No Plano do apoio à gestão escolar e da infraestrutura muito foi realizado: proporcionamos mais autonomia às escolas, aumentando os recursos depositados nos caixas escolares, recuperamos mais de 220 prédios escolares e estamos construindo 10 Centros de Educação Profissional. A reforma do Colégio Atheneu, já iniciada e do Ginásio do DED, em Candelária, assim como a construção de 53 ginásios esportivos em todas as regiões do estado. Recuperamos o CAIC Lagoa Nova, sua piscina olímpica, o Museu e a Pousada do Atleta, transformado a unidade em um Centro Integrado de Esporte e Lazer, por meio do RN Vida. A aquisição de 266 novos ônibus escolares também compõe parte importante do projeto da SEEC.

O Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc vem modernizando as rotinas escolares com a matrícula online, o diário de classe  o mapa de georefenciamento da escola. Será, muito em breve, um grande portal da transparência e um inovador instrumento de acompanhamento das rotinas escolares e de todas atividades de gestão da educação do Estado.  Outro Projeto em curso é o GIGA Metrópole voltado para implementar a rede de fibra ótica envolvendo todas as escolas públicas da grande Natal dando suporte tecnológico e velocidade para o acesso à Internet. A cooperação entre o MEC, a UFRN e a SEEC tem sido um modelo inovador de parceria.

O resultado do PISA, avaliação internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, revelou que nos últimos três anos, a média do Rio Grande do Norte nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências saltou de 371 para 387, enquanto a média brasileira subiu apenas um ponto, de 401 para 402. No ranking nacional, somos o 15º estado, empatados com o Ceará e à frente de estados como Pernambuco. Em Matemática, ficamos com o terceiro lugar nacional, quando são levados em conta os alunos superdotados. São números que nos incentivam a continuar trabalhando para avançarmos ainda mais em 2014.

Muito vem sendo feito. Muito a fazer. Perseverar e ter um rumo a seguir é uma das chaves desse projeto.


Natal, 30 de dezembro de 2013



Betania Leite Ramalho
Secretária de Estado da Educação

veja mais em: portal da educação do RN

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

PROFESSOR TEMPORÁRIO DA E.E. CLARA TETEO EM MACAU COMETE SUICÍDIO


macau


O professor de Física, Fernando Emanoel Vasques Leonez, 54 anos, da cidade de Macau, cometeu suicídio na tarde desta segunda-feira (30/12). De acordo com as informações, o atraso do pagamento salarial teria motivado a ação.
Fernando, que era muito querido na cidade, cometeu suicídio enforcando-se dentro de uma sala de aula na Escola Estadual Clara Teteo, unidade educacional onde ensinava.
Ao lado do corpo de Fernando, estava um óculos de sombra, um celular e uma carta, na qual, confirmava o suicídio como forma de manifestação. Na carta, havia a seguinte frase: “Ato de protesto contra o governo do estado, falta de pagamento”.
A polícia civil esteve no local realizando os procedimentos cabíveis. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) removeu o corpo para a sede do órgão.
Informações do Macau em Fotos.

Nota da Secretaria Estadual de Educação

A Secretaria de Estado da Educação vem a público prestar esclarecimentos sobre o suicídio do professor Fernando Manoel Vasques Leonez, 54, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), no município de Macau.
Tem circulado nas redes sociais a notícia de que Fernando Manoel teria escrito bilhete dizendo que estaria cometendo suicídio por não ter recebido o salário. Sobre essas informações, a SEEC esclarece:
01. Fernando Manoel Vasques Leonez não é professor efetivo do Estado e estava ministrando projeto de reposição de aulas na Escola Estadual Clara Teteo, em Macau.
02. O pagamento pelas atividades exercidas por ele sempre foi feito dentro do mês trabalhado, incluindo o valor referente a dezembro, pago ainda na semana passada. O recibo assinado pelo professor declarando o recebimento do pagamento de dezembro está em posse da 6ª Diretoria Regional de Educação, de Macau.
03. Familiares declararam à 6ª DIRED que o professor enfrentava problemas pessoais, mas os reais motivos ainda serão investigados pelas autoridades competentes.
A Secretaria de Estado da Educação solidariza-se com a família e os amigos de Fernando Manoel e lamenta que um fato tão lastimável seja utilizado de forma política para atingir a imagem da secretaria.
Natal, 30 de dezembro de 2013
Secretaria de Estado da Educação

fonte: macau em fotos