segunda-feira, 17 de setembro de 2012

III ENCONTRO DOS ESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA DE NATAL/RN - CONVITE



republico na íntegra.
Da redação do diariodenatal.com.br


Os vários sotaques da língua portuguesa ecoarão novamente no berço de Luís da Câmara Cascudo e Américo de Oliveira Costa, desta vez de 15 a 17 de outubro de 2012, na terceira edição do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que vai ocorrer no Teatro Alberto Maranhão, no bairro histórico da Ribeira em Natal/RN.

A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Academia Norte-Riograndense de Letras. O encontro inicia-se no dia 15, das 14h até às 19h, e nos dias seguintes, das 15h às 19h. O primeiro Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa ocorreu de 28 a 30 de abril de 2010, no Teatro Alberto Maranhão e o segundo Encontro ocorreu de 23 a 25 de novembro na Academia Norte-Riograndense de Letras.

Este ano, o III EELP traz a debate temas amplos do nosso cotidiano e da nossa literatura. No primeiro dia a literatura e o futebol estarão em pauta, no segundo dia a relação com o universo infantil e no terceiro dia o destaque será a oralidade e a tradição. Muitos nomes já estão confirmados.

Dada a importância e a grandeza do encontro, todos os países lusófonos estarão representados por escritores de países como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, além do Brasil. Cada escritor responsabiliza-se por apresentar uma comunicação escrita ao III EELP, em um dos três temas em debate à sua escolha.

Para tornar o encontro ainda mais atraente, a UCCLA e a Funcarte terão novamente como parceiros diversas Instituições de Ensino Superior da capital. “As diferentes tendências que a língua portuguesa vem sofrendo resulta nesta diversidade vocabular tão importante”, ressalta a presidente da Capitania das Artes, Camilla Cascudo.

INSCRIÇÕES
As inscrições para III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal são gratuitas e estarão abertas de 14 de setembro até 11 de outubro de 2012. Escritores, estudantes e demais interessados em participar do encontro podem acessar o hotsite: www.eelpnatal.com.br, clicar em inscrições e preencher o formulário. Outro modo de se inscrever é no Protocolo da Funcarte, situada à avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
III Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012
14h – Solenidade de Abertura Oficial do Evento;
15h – Primeira Conferência “Literatura Infantil” com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Portugal). Palestrantes: Bia Bedran (Brasil), Toni Tcheka (Guiné Bissau) e Juliano Freire (Brasil);
18h - Lançamento do livro “O Lobo Mau e o Caldeirão das Fábulas” do escritor Genildo Mateus;
18h150 - Lançamento do Boton “Natal Cidade da Cultura” um presente da UCCLA para Natal;
18h30min – Abertura da Exposição “Brasil: Origens Futebol Arte” da artista plástica Ana Selma;
18h45min – Abertura da Mostra Fotográfica de Natal (Acervo Funcarte).
Local: Teatro Alberto Maranhão

Atividade Paralela:
19h30 – Conferência com Prof. Eduardo Lourenço (Portugal)
Local: Academia de Letras do RN

Terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade Paralela:
Palestra sobre a obra de Fernando Pessoa - Com Inês Pedrosa (Presidente da Casa Fernando Pessoa - Lisboa)
Local: À DEFINIR
Horário: 10h às 12h

14h – Segunda Conferência “Literatura e Futebol” com Roberto DaMatta (Brasil). Palestrantes: Ondjaki (Angola), João Moreira (Portugal) e Alex Medeiros (Brasil);
18h – Apresentação do espetáculo “Teia” com o Ballet da Cidade do Natal;
19h – Show da cantora LIZ ROSA.
Local: Teatro Alberto Maranhão

Quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade Paralela:
Palestra sobre “Novas literaturas de expressão portuguesa” Com Ondjaki (Angola) e Germano de Almeida (Cabo Verde).
Local: Á DEFINIR
Horário: 10h às 12h

15h – Terceira Conferência “Literatura Oral e Tradicinal” com Mia Couto (Moçambique). Palestrantes: Paloma Amado (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde) e Ana Maria Cascudo (Brasil);
18h30min – Apresentação do Folia de Rua em Homenagem ao Centenário de Jorge Amado;.
19h – Show da cantora CAMILA MASISO.
Local: Teatro Alberto Maranhão

Atividade Paralela:
19h30min - Noite de autógrafo com Mia Couto (Monçambique)
Local: Á DEFINIR
fonte: DNONLINE

PROJETOS PEDAGÓGICOS

PROJETO - Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
Os projetos são normalmente autorizados como resultados de um ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidades organizacional, solicitação de um cliente,a vanço tecnológico ou requisito legal.
AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS SÃO:
. Temporários - possuem um inicio e um fim definido.
. Planejados, executados e controlados
. Entregam produtos, servios ou resultados exclusivos
. Desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com um elaboração progressiva
. Realizados por pessoas
. Com recursos limitados.

PEDAGOGIA X METODOLOGIA DE PROJETOS

- PEDAGOGIA DE PROJETOS

Ideia de John Dewey. Tomando por base a concepção de que "educação é um processo de vida e não uma preaparação para a vida". Ou seja a escola deve representar o agora, a vida prática dos alunos, a sociedade que eles enfrentam hoje.

CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS

Intencional, Flexivel, Original e Interdisciplinar.


- METODOLOGIA DE PROJETOS
Existem diversos métodos, mas todos seguem uma estrutura básica.

1. Observação e Análise:
 Definição do problema, pesquisa, definição de objetivos e restrições.

2.Planejar e Projetar:
Geração de opções de projetos, desenvolvimento, apromoramento detalhamento.

3.Cosntrui e Executar.

fonte: Clarice e Andreia Massa

domingo, 16 de setembro de 2012

INSTITUTO PADRE MIGUELINHO, ESCOLA CENTENÁRIA INAUGURA CORDELTECA!

FESTA DE INAUGURAÇÃO DA CORDELTECA NAZARENO DOUGLAS NOBRE
MOMENTO DA INAUGURAÇÃO PELA SRA. SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA BETANIA RAMALHO E O GESTOR DA ESCOLA PROFESSOR JOSUÉ ARAUJO.
 PERFIL HISTÓRICO

Pensada no ano de 2007 e  inaugurada em 2012, a ideia surgiu de o desejo de mostrar a importância do cordel no chão da escola. A literatura não se torna completa quando não se coloca em pauta a literatura de cordel, em pesquisa realizada no próprio Instituto percebemos que era interesse dos alunos por cordel e não tivemos dúvida quando assumimos a gestão da escola em tornar isso prático. Era o mês de abril de 2007, e a gestão GG - Getúlio e Geralda acabavam de nascer, juntos pensamos e juntos colocamos a primeira pedra. Convidamos os poetas: MCGarcia, Rosa Regis (Presidente da Academia de Literatura de Cordel do RN), Américo Pita e juntos pensamos a criação da cordelteca. Em seguida pensamos uma gincana e convidamos a Profa. Larrúbia Tavares, incentivadora da arte e competente na arte de organizar esse tipo de atividade, o intuito era o de arrecadar cordéis, e essa foi uma das tarefas com pontos significativos, assim ao final da gincana havíamos angariado cerca de 690 exemplares de cordéis. Mas o tempo passou e o sonho não acabou a gestão terminei, eu sai da escola, mas a escola não saiu de mim e o sonho da cordelteca perdurou na minha cabeça. Assim o tempo passando e o desejo cada vez maior de vê esse sonho realizado, assim veio o melhor, o contato com a Cordelista e biblioteconomista formada Terezinha Azevedo, a mesma coordenou esse processo juntamente com os atuais Gestores Josué Araújo e Eliene Santos  que culminou com a inauguração desta cordelteca, no dia 16 de agosto de 2012  com a presença da Secretária de Estado da Educação e Cultura do RN - a Professora Doutora Betânia Leite Ramalho, a Subcoordenadora de Ensino Médio, Professora Aliete Bormamm, Cordelistas, Poetas, Artistas de uma maneira em geral. Aqui uma pequena mostra do que foi essa grande festa.


 Cordelista Francisco Martins - aqui caracterizado de Mané Beradeiro
 Relato do inicio  da Cordelteca - musicada pelo Cordelista José Acaci
Um século formando cidadãos, disseminando saberes
 Prof. Mestre Milson, ex-professor da escola e hoje Professor do IFRN de João Câmara
Luiz Renato é ex-aluno Miguelinho e, passou no primeiro vestibular e a melhor noticia, sem fazer cursinho
 Pedro Grilo Neto - poeta trovador
 Presidente da Academia de Literatura de Cordel do RN - Rosa Regis
 Rosa Regis, bibliotecárias Ecy e Terezinha Azevedo
 Profa. Betania Ramalho, após a solenidade fez questão de visitar toda a escola e, nesse mesmo dia implementou o Ensino Mèdio Inovador.

 apresentações das alunas da Profa. Mércia
 Platéia atenta a apresentação de Mané Beradeiro e a
performance  do mesmo. Profa Deise estava encantada.
 Euzinha com o Gestor da Escola - Prof. JosuéAraújo
 a alegria era vidente seu rosto


Profa Betânia, ex-gestora do Instituto Miguelinho Larrúbia Tavares, Josué e a Subcoordenadora de Ensino Médio do RN - Professora Aliete Bormamm que em muito tem contribuído com o crescimento da escola. Seu empenho em transformar as escolas de ensino médio em escolas inovadoras e de excelência pulsa latente no seu peito. Sem o apoio da Profa. Aliete a cordelteca Nazareno Douglas Nobre não teria tido tanta repercussão. A escola reconhece e agradece a Profa. Aliete.
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Professora e Biblioteconomista formada e também Cordelista Terezinha Azevedo, a Coordenadora Geral da Cordelteca, no momento do lançamento do 5º Concurso de Poesia “Poetisa Geralda Efigênia". O evento contou também com a participação do Cordelista e Cancioneiro Potiguar José Acaci. Assim aconteceu a inauguração da cordelteca, em breve postarei a segunda parte.

UFRN/CONPERVE DIVULGA PARCIAL DE CANDIDATOS INSCRITOS PARA O VESTIBULAR 2013

O Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulga a demanda parcial de candidatos inscritos por curso para o Vestibular 2013.

Ao todo, estão inscritos 25.617 candidatos que irão concorrer a 3.015 vagas nos cursos dos campi de Natal, Caicó, Santa Cruz e Currais Novos.

A maior demanda registrada foi a do curso de Medicina, com 65 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Psicologia, com 35,80. O terceiro curso  mais concorrido foi o de Arquitetura e Urbanismo, com 24,3 candidatos por vaga.

As provas para o Vestibular 2013 da UFRN serão aplicadas no período de 25 a 27 de novembro.

No primeiro dia do processo seletivo serão aplicadas as provas de física, química, biologia, matemática e língua estrangeira. No segundo dia as provas de português, literatura, geografia, história e a redação. No terceiro dia será aplicada a prova discursiva destinada a cada área.

A duração do exame, nos três dias, será de 4 horas e 30 minutos. O acesso ao local onde se realizarão as provas ocorrerá das 7h20 às 8h.

A lista completa da concorrência parcial do Vestibular UFRN 2013 está disponível na página do COMPERVE: www.comperve.ufrn.br/.

fonte: agecom - por e-mail

METODOLOGIA DE PROJETOS: O QUE CONSIDERAR...

Na elaboração de um Projeto de Trabalho, devem ser observados os aspectos:



ELEMENTOS DO PROJETO
O QUE SIGNIFICA

TITULO DO PROJETO
O  QUE VAI SER INVESTIGADO?
Tema claro que expresse o objeto de estudo.


OBJETIVOS
PARA QUÊ?
Explicitar as expectativas em relação ao desenvolvimento do projeto e aonde se quer chegar. Evidenciar as questões de estudo.


JUSTIFICATIVA
POR QUÊ?
Explicitar as razões que motivam a escolha do objeto de estudo, a importância da investigação e os problemas levantados.


METODOLOGIA
COMO?
Explicitar o encaminhamento teórico-metodológico, as fontes que serão investigadas e os caminhos que serão percorridos no desenvolvimento do projeto.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
QUANDO?
Explicitar as ações e a previsão da época em que serão realizadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ONDE PESQUISAR?
Levantamento bibliográfico sobre o assunto a ser pesquisado.

É importante evidenciar que no cronograma de execução e na metodologia de trabalho sejam previstos momentos para o registro das atividades em formas de relatórios parciais e finais.
O relatório se constitui em um instrumento de apresentação e sistematização dos resultados do projeto e pode conter em sua estrutura quantro elementos básicos:
APRESENTAÇÃO;
INTRODUÇÃO;
DESENVOLVIMENTO E
CONCLUSÃO.
 
 
fonte: artigo de José Paulino Filho,
Isauro Beltran Nunez e Betânia Leite Ramalho.
Ensino por projetos: Uma alternativa para construção
de competências no aluno.
FON