sábado, 11 de fevereiro de 2012

AULÕES DE PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR UERN COMEÇA NESTE DOMINGO 12/02/2012

Por Assessoria de Imprensa Seec

Começam no próximo domingo (12) os aulões presenciais do projeto "Descomplicando a Língua", preparatórios para o vestibular da UERN. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte - SEEC/RN, sendo executado em parceria com a equipe do CALL, para que os vestibulandos possam ter acesso a um conjunto de informações e dicas para ajudar na conquista de uma vaga nos diversos cursos oferecidos pelas universidades do Rio Grande do Norte.

As aulas serão realizadas no ginásio do Colégio CDF localizado na Avenida Deodoro - Cidade Alta, no horário das 8h às 12h30.

Os estudantes que comparecerem ao ginásio assistirão aulas de literatura com o professor Marco Aurélio; Gramática com Ary Silva; Redação com Rosemberg Ramalho; além de aulas de História e Geografia.

Serão realizados quatro aulões presenciais nos dias 12 e 26 de fevereiro e 03 e 04 de março. Além dessas aulas, os estudantes podem manter contato direto com os professores visitando o site www.descomplicandoalingua.com.br, que permite aos participantes tirarem suas dúvidas.Os alunos também terão oportunidade de acessar o material didático e assistirem as aulas sobre diversos conteúdos, envolvendo as matéria das provas de: Português, Literatura, Redação, História, Geografia, Física, Matemática, Biologia, Química, Inglês e Espanhol. Pelo endereço da internet os estudantes poderão ainda, enviar suas redações para que elas sejam corrigidas e devolvidas.De acordo com a secretaria de Estado da Educação, Betânia Ramalho, o projeto "Descomplicando a Língua" representa algumas das ações que a secretaria vem priorizando em benefício dos alunos concluintes do ensino médio.Descomplicando a Língua em MossoróOs aulões também serão realizados na cidade de Mossoró, agregando todos os estudantes da região do Oeste Potiguar. A programação começa no dia 26 de fevereiro (Português, Literatura, Redação, História e Geografia), 03 de março (História, Geografia, Física, Matemática, Biologia e Química) e 04 de março (Português, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol).

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ENSINO MÉDIO: CARDÁPIO VARIADO DE MERENDA ESCOLAR

Os alunos do ensino médio de escolas públicas terão um cardápio de merenda escolar mais elaborado. O projeto que integra horta escolar e gastronomia terá início ainda este ano em 200 municípios. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fechou parceria com o Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB) para ampliar o projeto Educando com a Horta Escolar.
O projeto existe desde 1995 e já é trabalhado em 400 escolas de 70 municípios, mas restrito aos enfoques educacional, nutricional e ambiental. Com a Lei 11.947, de 2009, a merenda escolar foi ampliada para o ensino médio e a educação de jovens e adultos.
“Os adolescentes têm sensibilidade maior ao cardápio oferecido e precisamos fazer com que a adesão seja grande, para formar hábitos alimentares saudáveis a partir da escola. A gastronomia dará um impulso diferenciado à merenda escolar”, explica Albaneide Peixinho, coordenadora geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Ainda este mês, o FNDE divulga a lista dos 200 municípios selecionados para a formação de profissionais que farão a inclusão de gastronomia na merenda escolar. A intenção é valorizar ingredientes e receitas regionais, além da apreensão de técnicas culinárias para construir um cardápio para os alunos do ensino médio.
Mais de 600 municípios se inscreveram. Os prefeitos e secretários de educação dos municípios que serão pioneiros no projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia participarão de um encontro nacional em Brasília, em 28 e 29 de fevereiro. Cada um dos municípios selecionados indicará cinco profissionais que farão o curso de formação, com 95 horas presenciais e mais 30 não presenciais.
Os grupos de cinco profissionais indicados pelos municípios (nutricionista, coordenador de alimentação escolar, coordenador pedagógico, representante do conselho de alimentação escolar e coordenador local da área de agricultura ou meio ambiente) terão de aplicar o que aprenderam em cinco escolas públicas da região.
A formação continuada será realizada por consultores nas áreas de educação, nutrição, meio ambiente, hortas e gastronomia. Além do suporte dos consultores, o CET-UnB vai fornecer
fonte: MEC

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENTIDADES EDUCACIONAIS COMPROMETIDA COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, REALIZA SEMINÁRIO EM BRASILIA/DF

Republico matéria do site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/CNTE, 07/02/2012


Foi realizado na segunda (6), em Brasília o seminário “As expectativas de aprendizagem e o PNE”. O evento promovido pela CNTE, ANPEd, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Cedes, Anfope e Anpae, reuniu diversos especialistas para elaborar uma proposta alternativa para as novas diretrizes curriculares da educação básica. O documento será entregue ao Ministério da Educação.
O seminário foi composto por três mesas de debates.

A primeira discutiu as políticas de avaliação e regulação, e teve como participantes o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo; Luiz Fernandes Dourado, da UFG, e Mara Regina Lemes de Sordi, da Unicamp.

A mediação da mesa foi feita por Ivany Pino, da CEDES.
Em seguida, a discussão foi sobre as expectativas de aprendizagem e o direito à educação. Participam Pedro Goergen, da Unicamp, e Salomão Ximenes, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, mediados por Daniel Cara, também da Campanha Nacional.
A última mesa discutiu as perspectivas do novo Plano Nacional de Educação, cujo projeto tramita no Legislativo. Para falar sobre o tema participaram Carmen Teresa Anhorn, da UFRJ, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, da UFPel, e Carlos Artexes Simões, representando o Ministério da Educação (MEC). Iria Brzezinski, da ANFOPE, mediou o debate.
Para os participantes do seminário, a qualidade do processo de ensino não pode ser referenciada em avaliações como acontece hoje. De acordo com a professora Mara Regina Lemes de Sordi, da Unicamp, ferramentas como o ENEM são importantes, mas não devem ser usadas como parâmetros. “Os testes estão vinculados a uma qualidade mercadológica que muitas vezes reduz a concepção de educação que nós defendemos para a escola pública”, diz a especialista.
“Há uma centralidade das políticas de avaliação, focadas em testes estandartizados”. Mas essas avaliações não contemplam a diversidade regional do país”, afirmou, por sua vez, Luiz Dourado, editor da publicação da CNTE Retratos da Escola. Segundo ele, apesar de já ser a sexta economia mundial, o Brasil está repleto de contradições, desigualdades sociais e concentração de renda, fatores que não são levados em conta na aplicação dessas avaliações.
Pedro Goergen, da Unicamp, explica que o estabelecimento das expectativas de aprendizagem com base nas avaliações resulta de uma visão de ensino voltado unicamente à preparação para o mercado. “A educação é um direito mais amplo e profundo que isso. É o direito a uma formação que leve em consideração o ser humano como um todo. Mas as expectativas de aprendizagem hoje são definidas no sentido daquilo que pode ser captado e avaliado pelos mecanismos de avaliação métricos. Mas o essencial na educação não pode ser aferido por essas técnicas”, afirmou Goergen.
Salomão Ximenes, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, lembrou que independente do PNE, já foi atribuído ao MEC definir as diretrizes de expectativa de aprendizagem. “Reforçar o direito à educação como um direito individual reforça a ideia do consumidor contra o sistema, e não o cidadão, dentro de uma perspectiva coletiva, apoiado pelo sistema”, disse.
Direito
Em sua participação no seminário, o secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo, criticou a intenção do MEC de implantar um currículo único e simplificado e propôs o debate. “É possível elaborar as expectativas de aprendizagem dentro da diversidade do país, sem ratificar a ideia de um currículo único, um currículo mínimo?”, questionou. No mesmo tom se pronunciou Carmen Teresa Gabriel Anhorn, da UFRJ. “O direito universal à aprendizagem não é sinônimo de currículo universal”, disse. (CNTE, 03/02/12, atualizado em 07/02/12)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A VOZ LITERÁRIA DO JORNALISTA PÚBLIO JOSÉ - NATAL/RN

BAIRRO-CIDADE

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)



Embora mantenham particularidades que as diferenciam entre si, as médias e grandes cidades vêm sendo atingidas por demandas que, a cada dia, mas as tornam parceiras na desordem urbana. É a violência, é o trânsito, são as carências nas áreas de saúde, educação, segurança... Um rosário, enfim, de questões mal resolvidas, inacabadas, omitidas, adiadas, que fazem tais cidades mais assemelhadas umas às outras – quanto mais os dias se passam. A diferenciá-las – ainda mais se localizadas em países díspares e distantes – a cultura, a geografia, o regime político. A irmaná-las, além do mais se situadas no emaranhado de nações que se nominou de terceiro mundo – face terrena mais atrasada, mais empobrecida e distanciada da civilidade – os desajustes políticos, o analfabetismo, a corrução, o vácuo tecnológico, fatores, por sua vez, a fixá-las cada vez mais longe dos países de primeiro mundo.
Assim, atingidas na sua fragilidade institucional e gerencial pelos problemas comuns, são cada vez mais irmãs nas agruras, nos traumas coletivos. A maioria apresenta vazios enormes no tocante ao planejamento urbano, carência que se evidencia mais ainda depois dos movimentos migratórios campo/cidade ocorridos no alvorecer dos anos sessenta e que persistem, embora mais lentamente, até os dias atuais. Simultaneamente, inchaços populacionais crescentes e insolúveis, decorrentes, entre outros fatores, da falta de uma consciência coletiva de planejamento familiar, levaram as médias e grandes cidades a conviverem com enormes contingentes de analfabetos, desabrigados, desempregados, desassistidos e desgarrados de toda ordem, gerando caos no trânsito, na rede escolar, na rede hospitalar, nas repartições públicas... Enfim, em todo o espaço urbano. Solução à vista?
A conclusão, após análises e estudos de grandes instituições – e de governos de latitudes e longitudes as mais diversas – já que a caótica realidade se estabeleceu, é fazer com que o homem urbano se movimente o mínimo possível em seu universo habitacional. Pois, segundo tais estudos, o homem – mesmo o mais desprovido de ambições, de bens materiais e de representatividade na escala social – cria demandas para o aparato público quando se movimenta, quando se desloca na busca de encaminhamento para suas questões. Saindo de casa para o trabalho, para o lazer, para algum compromisso que exija o seu deslocamento, vai criando demandas e requerendo soluções nem sempre possíveis de serem viabilizadas. Em vista dessa realidade inarredável, surgiu um novo conceito relacionado ao planejamento e à administração dos médios e grandes aglomerados urbanos: o bairro-cidade.
Um lugar no qual o homem tenha ao seu alcance a estrutura mínima ao seu viver digno, e que lhe possibilite o mínimo de deslocamento. Por esse raciocínio, é inconcebível que um habitante de Natal more na Zona Norte e trabalhe em Ponta Negra. Ou, no Rio de Janeiro, que more em Niterói e trabalhe na Barra da Tijuca. Esses dois exemplos nos indicam que é errôneo imaginar tais pessoas criando problemas apenas para elas mesmas. E o transporte para levá-las ao trabalho distante? E a segurança de que necessitam para garantia da integridade física? E as ruas e avenidas em perfeito estado para que possam trafegar? E o pronto socorro às ordens no caso de acidentadas? Se multiplicarmos esses exemplos isolados por milhares e milhares de pessoas se movimentando excessivamente em cada cidade para cumprir seu roteiro diário, veremos que a conta fica pesada para todos.
Pelo conceito de bairro-cidade os alunos terão escola perto de onde moram; os pais trabalharão o mais perto possível de suas casas, tendo, no bairro, todos os elementos (supermercados, hospitais, clínicas, consultórios, farmácias, igrejas, feiras livres, shoppings, cinemas, teatros) que possibilitem um bom padrão de vida com um mínimo de deslocamento. Para tanto, é necessária a forte atuação do poder público junto à iniciativa privada, garantindo a infraestrutura, para que venha se interessar no oferecimento de produtos e serviços à comunidade. É fácil chegar-se a esse patamar de planejamento urbano? Pelo nível de nossos agentes estatais é difícil até de imaginar tal conceito se fixando entre nós. Porém, aos trancos e barrancos, os administradores públicos terão de contemplar a execução dessa fórmula, sob pena de verem o caos se agigantar e a ingovernabilidade criar raízes cada vez mais profundas.

fonte: por e-mail

domingo, 5 de fevereiro de 2012



SUELMO E SUA FANTASTICA APRESENTAÇÃO EM LIBRAS, EMBALADO PELA AGRADAVEL VOZ DE JOAB.

JOAB - UM SHOW DE INTERPRETAÇÃO MUSICAL NA DISCIPLINA DE ARTE EDUCAÇÃO





ARTE E EDUCAÇÃO, TALENTO SEM DISTINÇÃO.
ALUNOS ESTRELAS APRECIEM SEM MODERAÇÃO.
A APRESENTAÇÃO DE JOAB MOSTRARÁ O QUANTO
FOI PRAZEROSO TRABALHAR ESSA DISCIPLINA
NO POLO DE SANTO ANTONIO.
PARABÉNS LOURDINHA POR TÃO BRILHANTE COORDENAÇÃO,
PARABÉNS JOAB PELA BELISSIMA APRESENTAÇÃO.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

SLICK E MT - SUCESSO IMENSO NA MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO.

Essa dupla fez uma bela apresentação na mostra de arte e cultura do IPM, os meninos que tem uma desenvoltura de palco espetacular e deixou o público presente extasiado. Logo após a apresentação receberam o convite do poeta Hegos coordenador do PROJETO CORDEL NO SHOPPING, para apresentarem sua bela performance em ritmo de hip hop.

Quem quizer contratar veja abaixo os contatos.

Sucessos meninos,

vocês vão longe!







ARTIGO 288 - QUADRILHA DO RAP


Grupo criado com duas mentes arquitetadas para o bem e com um jeito irreverente, letras bem projetadas, e com objetivo de tomar as mentes e transforma-las para o bem.Fortalecendo a Cultura do hip-hop no Rio Grande do Norte.Grupo formado por dois mc's que foram criadores do Projeto. O Slick ( Breno Alves da Silva ), e o Mt ( Matheus de Oliveira Costa ) criados na comunidade da Serrada, no Bairro do Amarante pertencente ao município de São Gonçalo do Amarante.Com batidas de criações próprias, criadas em um pequeno estúdio caseiro, e suas letras destacando os problemas sociais e o que acontece na vida de cada um, a dupla vem arrancando elogios de quem os escuta.Eles prometem continuar assim, com vários projetos já em mente, seguindo o caminho que poucos tem coragem, o de bater de frente com o "Sistema". Contatos_ E-mail: contato.artigo288@gmail.com fone: 084 8769-3104 / 084 8805-1174 orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16691286565740925842&rl=t