quinta-feira, 9 de setembro de 2010

NOVA CRUZ/RN EM FOCO!

A PROFA. UNIVERSITÁRIA GORETE MACEDO E A PRIMEIRA DAMA DE VERA CRUZ
O PREFEITO MARCOS - EXCELENTE ADMINISTRADOR
E PELO QUE PUDE OUVIR QUERIDO POR TODOS NA CIDADE.
A SUA LIDERANÇA É VISÍVEL


O PREFEITO MARCOS







LENINHA É UMA JÓIA QUE DEUS



NA TERRA COLOCOU, FAZENDO A VIDA



DE ELZA UM JARDIM DE ESPLENDOR!





O CORDELISTA DA UVA/NOVA CRUZ




















FESTA DA MANDIOCA NA CIDADE DE VERA CRUZ/RN

É GOSTOSA MESMO, ESTÁ APROVADA
ALUNAS DA UVA/VERA CRUZ
PROFA. GORETE MACEDO

A NATUREZA É LINDA!


PLANTAÇÃO DE MANDIOCA




SACOS DE FARINHA - A FARINHA DOS ANJOS.



VERA CRUZ/RN A CIDADE DA MELHOR FARINHA DO BRASIL

SITUADA NO AGRESTE POTIGUAR, A CIDADE DE VERA CRUZ ALÉM DE LINDA, É CONHECIDA COMO A TERRA DA MANDIOCA E QUE PRODUZ A MELHOR FARINHA DO BRASIL, A FARINHA DOS ANJOS. TIVE A SATISFAÇÃO DE CONHECER COMO SE PROCESSA A MANDIOCA PARA A FARINHA NOSSA DE TODO DIA.
COORDENADOR EDMILSON


MAQUINAS QUE SE PROCESSA A MANDIOCA







JOSÉ LÚCIO E ANDRÉ
ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
UVA/VERA CRUZ-RN




ATO LITERÁRIO EM PROL DO MANIFESTO POR UM RIO GRANDE DO NORTE DE LEITORES - FOI UM SUCESSO!

PROFA. AUZENIR UMA GUERREIRA LITERÁRIA



FLAUZINEIDE MOURA NEIDINHA UMA DAS RESPONSAVÉIS PELO ATO


SUCESSO DE PÚBLICO



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VOTE A FAVOR DO MANIFESTO.




terça-feira, 7 de setembro de 2010

INSTALADA COMISSÃO PARA ELEIÇÃO NA REITORIA NA UFRN


Publicado no site da UJS http://www.ujspotiguar.com.br/. Sigam Arlete e a UJS no twitter!Por Arlete Araújo*
Na última quarta-feira, dia 01 de setembro, foi instalada a Comissão designada pelo Reitor para elaborar as normas do processo de consulta à comunidade universitária para a eleição de Reitor. As normas devem definir o peso do voto das categorias – estudantes, docentes e técnicos. Aparentemente apenas uma questão matemática essa definição é eminentemente política pois o peso atribuído a uma ou outra categoria expressa de fato uma concepção sobre o processo democrático de escolha do futuro reitor. No processo eleitoral, os candidatos se apresentam à sua comunidade com um conjunto de propostas, recebem sugestões e críticas, dialogam com os atores e firmam compromissos. Portanto, é um momento extremamente rico em que a política assume papel central e em que a democracia é exercida. Um amplo debate sobre os temas mais variados – ensino, pesquisa, extensão, política estudantil, política de gestão das pessoas, orçamento, condições de trabalho, desempenho dos alunos, projetos pedagógicos, plano institucional de desenvolvimento, articulação com a sociedade, formação profissional, políticas de permanência do estudante, política de qualificação do corpo técnico-administrativo ocupam a atenção de toda a comunidade. Todos os temas, sem exceção interessam às categorias de docentes, técnicos e estudantes. Quanto mais pessoas forem envolvidas no processo maior será o ganho para a instituição pois o diálogo com a comunidade além de permitir a construção de consensos sobre as prioridades da instituição permite à mesma escolher de forma consciente aquele candidato com propostas mais próximas de seu projeto de universidade. Todos ganham. De um lado, a comunidade estará mais vigilante para cobrar do seu dirigente as promessas de campanha; Do outro, o candidato sabe que ao comprometer-se será cobrado para cumprir as promessas de campanha. Nesta relação, cria-se a possibilidade de que a gestão seja voltada para a solução das demandas que foram colocadas. Daí porque se torna fundamental que o peso do voto seja um elemento a estimular as categorias a participarem do processo. Logo, não é uma questão numérica como me referi acima. É uma questão que envolve o compromisso com a democracia e a participação política das pessoas. Nesta perspectiva, um desequilíbrio do peso do voto a favor da categoria docente afastará do processo os técnicos e estudantes que avaliarão, com justa razão, que o seu voto não tem o poder de influenciar a escolha. Assim, a solução mais adequada é garantir a paridade do voto, definindo que docentes, técnicos e estudantes têm o peso de 1/3 cada. É preciso salientar que ainda assim, os docentes terão um peso maior na escolha dado que é a categoria com menor número de votantes e que os estudantes terão um peso menor uma vez que o número de votantes é maior. Logo, definida a paridade há que se estabelecer outra discussão – se ela deve ser pré-fixada ou pós-fixada. E, neste caso, deve-se levar em conta a participação histórica das categorias em processos anteriores para que a definição não venha a produzir outra distorção no processo. O fato é que não devemos ter medo da paridade! A escolha por uma outra candidatura com certeza se fará pelo conjunto de propostas apresentadas para todas as categorias. O voto paritário já orientou processos passados e a instituição sobreviveu! É preciso que se diga que não apenas esta discussão está fora do lugar em função de experiências anteriores como ocorre em um momento, aliás toda a discussão da norma, em um momento em que as candidaturas estão postas permitindo que interesses já cristalizados não tenham a suficiente isenção para votar dado que as preferências eleitorais estão definidas. Com certeza, definir as regras do jogo com o jogo sendo jogado, não ajuda em nada a consolidar instituições democráticas. Que no futuro, as regras sejam definidas com antecedência para que não sejam subordinadas ao calor do momento eleitoral!* Candidata à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela chapa Novo Olhar.Twitter de Arlete AraújoNovo Olhar UFRN
fonte: ujspor e-mail.

DEPUTADA POTIGUAR É DESTAQUE NO CONGRESSO NACIONAL


*Congresso em Foco destaca ação de Fátima no parlamento brasileiro*
“Fiquei muito feliz por ter meu nome posto em destaque pelo site Congressoem Foco, ao lado de nomes como o do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pelaminha luta em favor da educação brasileira. Esse reconhecimento é, semdúvida, mais um grande estímulo para aprimorar nossa luta enquantoparlamentar, na valorização da educação do Brasil”.
Assim a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) recebeu a notificação que seu nome é um dos pré-escolhidos para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco2010. Pelo quinto ano consecutivo, o site Congresso em Foco premiará senadores e deputados federais que melhor representam a população noCongresso Nacional. A votação é pela internet, tendo por base uma lista de parlamentarespredefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. Oprocesso de formação da lista é fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistasde Brasília. A luta que Fátima empreende em favor da educação desde os tempos desindicalista e professora da rede pública de ensino, é motivo de elogios dosque fazem a educação.Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, “a deputada Fátima Bezerra temsido uma parceira na luta em defesa da educação do Brasil e do RN”. Eletambém considera que Fátima “teve um papel decisivo para que o Rio Grande doNorte fosse um dos Estados mais contemplados no Plano de Expansão daEducação Profissional”.“Destaco também o papel que ela teve na melhoria da educação básica quandofoi relatora da Lei 11.494/07, que regulamentou o Fundeb, e quando defendeucom entusiasmo a Lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial para omagistério”, disse o ministro.Diretor de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Profissional eTecnológica do MEC, o professor Getúlio Marques Ferreira também é outro quetestemunha a ação de Fátima Bezerra."Aqui em Brasília a deputada Fátima Bezerra trabalha diuturnamente pelaeducação do País. Lutando pela expansão da Rede Federal, desde 2003, Fátimacontribuiu para a criação de novas Escolas Técnicas Federais no País. Foidela a iniciativa de "sonhar" ao incluir no PPA 2004 a criação de escolastécnicas federais para o Rio Grande do Norte”, reconhece Getúlio.A coordenadora Geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso diz que “como deputada,Fátima tem honrado sua história de luta em defesa dos trabalhadores emeducação. Temos sempre contado com seu apoio incondicional e público emtodos os momentos da nossa luta, sobretudo nos momentos mais difíceis dasnegociações com os Governos. Sua contribuição foi imprescindível para nossasconquistas”.*Ações de Fátima na Educação**13 IFRNs* - Autora da emenda ao Plano Plurianual que viabilizou a criaçãode 13 CEFETs/IFRNs nos municípios de: Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi,Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, dois em Natal, NovaCruz (extensão), Parnamirim (extensão) e São Gonçalo do Amarante (emconstrução). Esses três últimos estarão em pleno funcionamento a partir de2011.*FUNDEB *- Relatora de uma das leis mais importantes para a educaçãobrasileira, o Fundeb. Com o advento do Fundeb, a contribuição financeira daUnião passou de R$ 300 milhões em 2003 para R$ 7,9 bilhões em 2010.*Educação Infantil* - Conseguiu incluir vários municípios do RN noProinfância, programa do Governo Federal que beneficiou o estado com cercade 50 creches e pré-escolas públicas de educação infantil. Também conseguiaprovar pela bancada do RN emenda destinando recursos do MEC para aconstrução de quatro Centros de Educação Infantil em Natal.*Piso Salarial do Magistério –* Apresentou proposta de emenda ao Fundeb parainclusão do piso salarial do magistério público, com extensão do direito aosaposentados. O Piso foi regulamentado pela Lei 11.738/2008. Fátima tambémcoordenada a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial. A Frente lutapela implementação efetiva da Lei do Piso em todos os estados e municípios.*Valorização Profissional* - Participação em todas as lutas dostrabalhadores em educação, especialmente no que se refere às negociações comvista às melhorias salariais e de condições de trabalho. Também foi relatorada Lei 12.014/2009, da senadora Fátima Cleide, que reconhece os funcionáriosde escolas como profissionais da educação.*PNE -* Participação nos seminários “Mais Dez: o Legislativo e a Sociedadeconstruindo juntos o novo Plano Nacional de Educação”, que promoveu o debatesobre o Plano Nacional de Educação em várias regiões, inclusive em Natal. OPNE precisa ser aprovado até 31 de dezembro no Congresso Nacional e vaidefinir as diretrizes da educação de 2011 a 2020.*CONAE *- Participação no processo de mobilização social para a ConferênciaNacional de Educação – CONAE, com atuação como delegada e expositora noevento.*Universidade Aberta* - Conseguiu junto ao MEC a inclusão de mais cincomunicípios do RN nesse sistema: São Paulo do Potengi, Apodi, São Gonçalo doAmarante, Touros e Parelhas.*Transporte Escolar* - A pedido da deputada Fátima, o Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE) incluiu dezenas de municípios no programaCaminho da Escola. Até o final deste ano, o RN contará com aproximadamente280 ônibus escolares, beneficiando cerca de 40 mil estudantes que moram nazona rural.*Novas escolas* - Aprovação de emendas para reforma e construção de escolasno RN, beneficiando 30 cidades. Fátima também contribuiu para a construçãode dez centros profissionalizantes no RN.*Universidades *- Luta pela expansão e fortalecimento da UFRN, garantindorecursos que viabilizaram a reabertura do campus de Santa Cruz. Destinaçãode emendas que injetaram R$ 650 mil reais na UERN, beneficiando os campi dePau dos Ferros, Açu e Zona Norte de Natal.*UFERSA* - Contribuição importante para a transformação da ESAN em UFERSA -Universidade Federal*Rural do Semi* - Árido, cuja expansão contempla os municípios de Angicos eCaraúbas.*Inclusão* - Defesa do sistema de cotas para alunos de origem humilde,negros e índios nas universidades públicas. Fátima foi uma das primeirasparlamentares a apoiar e defender o ProUniVeja: http://congressoemfoco.uol.com.br/