terça-feira, 4 de novembro de 2014

DOCES OU TRAVESSURAS?


Sexta feira noite estava eu em casa sozinha, ao meu redor o notebook, cadernos, trabalhos para corrigir e a bendita caderneta.
Concentrada no meu trabalho não olhei bem o relógio, mas devia ser coisa de umas 20 horas,
Umas batidas na porta. Pensei por que não usam a cigarra. Mais batidos... Sai da mesa de trabalho, e antes de alcançar a porta, e olhar no olho mágico perguntei: quem é? uma vozinha fraca me perguntou, eu gostaria de saber se a senhora tem doce ou travessuras, e eu... Annn, de novo perguntei, é o que? Nessas alturas já olhando pelo olho magico, onde visualizei duas crianças, duas meninas, ambas deveriam ter em volta de oito ou nove anos, abri a porta e perguntei, é o que? Pensava que as crianças estavam vendendo alguma coisa, ai olhei pra elas, as mesmas estavam de rostos pintados e falaram, a senhora tem doce e travessuras? Eu falei minha filha, o que é isso? Elas responderam hoje é dia das bruxas e esta acontecendo uma festinha aqui no condomínio e, nos estamos precisando arrecadar doces e travessuras.
Confesso que não entendi nada, ai perguntei o que é isso? A menininha que tocou e foi a que fez todo o contato e o pedido, disse-me: A senhora não sabe? Doces e travessuras, são confeitos, chicletes, baganas... Eu olhei surpresa para elas agradeci a informação e disse-lhe que não havia criança em casa, e que não tinha esse tipo de doces e nem de travessuras.
As crianças agradeceram, subiram as escadas enquanto eu fiquei matutando. Doces e travessuras? O que isso realmente quer dizer? Qual é a representação disso aqui na nossa cultura, mudaram a representação de bruxas por aqui? Que bom, pois o que se ouvia muito no meu tempo de criança e adolescente a representação que tínhamos de bruxa era a figura de pessoa má, por que será que estão comemorando dia de bruxas? Meu Deus! Conclui abestalhada que essas crianças conseguiram-me fazer refletir o que é de fato esses doces e travessuras e o signo do bruxismo, mas isso é assunto para outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário