domingo, 30 de novembro de 2014

14º CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RN


Teve início na tarde da quinta-feira (27), o 14° Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. O congresso tem como tema o PNE (Plano Nacional de Educação) Desafios e Perspectivas na Sua Implementação.
O evento acontece até o sábado (29), no Mardunas Centro de Eventos, em Nísia Floresta, e tem a participação de profissionais e pessoas ligadas a educação pública do RN, além de representantes da  nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da CUT, lideranças locais das centrais sindicais CUT, CSC Conlutas e CTB e mandatos políticos ligados à luta da educação no Estado.
Ao todo mais de 500 delegados se inscreveram para o Evento. Desses 80% são oriundos do interior do Estado. Para garantir todas as condições para o sucesso do evento, a direção do SINTE/RN investiu em organização e infraestrutura, inclusive no que diz respeito a  transporte e hospedagem dos delegados.
A Conferência sobre Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual da educação pública abriu o Congresso. Nela, participaram Carlos Abicalil, Presidente da CSI, Jandira Uehara, Diretora Executiva da CUT/Brasil e o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT/RN). Em seguida, o regimento do evento foi aprovado e os recursos foram votados. Um jantar encerrou as atividades do primeiro dia.
Confira as fotos do primeiro dia de evento AQUI
Já nesta sexta-feira (27), pela manhã, foi realizada a Mesa Temática I: “Desafios da Formação e Valorização Profissional dos Trabalhadores em Educação”, ministrada pelo Presidente da CNTE, Roberto de Leão.
A segunda Mesa Temática abordou o Financiamento da Educação no PNE e a construção do Sistema Nacional de Educação e foi proferida por Joel de Almeida Santos, Secretário de Imprensa e Divulgação da CNTE.
Ao meio-dia houve parada para o almoço. As tarefas foram retomadas às 13h com Grupos de Trabalhos que discutiram a conjuntura educacional e as políticas sindicais, educacional, os planos de luta.
A partir das 16h30 ocorre a aprovação do balanço patrimonial do SINTE/RN. A noite acontece um jantar, e as atividades do segundo dia do 14° Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação serão encerradas com lazer coletivo.
No sábado, de 8h às 12h, acontecerá a Plenária Final. Na ocasião, serão discutidos e aprovados os relatórios dos grupos de estudos do documento base. O Congresso será encerrado às 13h com um almoço entre os participantes.
fonte: SINTE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário