terça-feira, 23 de setembro de 2014

INSTITUTO DO CÉREBRO RECEBE MENÇÃO HONROSA DE SOCIEDADE DE NEUROCIÊNCIAS

TRASCREVO NA ÍNTEGRA

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi contemplado com uma menção honrosa na XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), realizada entre os dias 10 e 13 de setembro em Búzios, no Rio de Janeiro (RJ).

A aluna de mestrado Jéssica Alves de Medeiros Araújo participou do evento com a apresentação do trabalho “Reprogramação de células-tronco mesenquimais em neurônio utilizando genes pró-neurais”, o qual concorreu ao Prêmio Juarez Aranha Ricardo, conquistando menção honrosa.
Segundo a pesquisadora, o estudo pretende induzir as células-tronco mesenquimais, material isolado da medula óssea de camundongos, a adquirirem uma identidade de neurônio. O objetivo inicial da sua pesquisa é avaliar a capacidade de transformação celular e identificar quais genes precisam ser inseridos na célula para induzir a reprogramação neuronal.

Ainda conforme a estudante, o trabalho apresentado é apenas o começo de uma das pesquisas orientadas pelo professor do ICe Marcos Romualdo Costa. “Futuramente, estas células podem ser utilizadas como terapia em doenças neurodegenerativas”, almeja a mestranda.
SBNeC

Participam da SBNeC pesquisadores, pós-graduandos e estudantes envolvidos em pesquisas sobre o Sistema Nervoso. A Sociedade é filiada a instituições internacionais, como a International Brain Research Organization (IBRO), e à Federação das Associações Latinoamericanas e do Caribe de Neurociências (FALAN). No Brasil, a SBNeC é filiada à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

fonte: por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário