terça-feira, 23 de setembro de 2014

E.E. PROF. JOSÉ FERNANDES MACHADO TEM ENCERRAMENTO DA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA MARCADO POR CELEBRAÇÕES.

A Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, o “Machadão”, no bairro de Ponta Negra, em Natal, comemorou na última semana o fim da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, com uma festa, reunido estudantes, familiares, professores, direção e toda a comunidade escolar. Os alunos vencedores da fase local foram homenageados durante a cerimônia.
 A festa da língua portuguesa foi organizada pela direção da escola e pelos professores Claudiana Menezes, Vicência Santos, Graças Santos, Sandra Galvão, Ladmires Carvalho e Leidivânia Melchuna – todos participantes do programa.
Os autores dos dez melhores textos em cada gênero foram premiados, sendo que o primeiro de cada um deles representou a escola na Etapa Municipal. Em Poema, o vencedor foi Carlos Eduardo Dionísio Costa, Ariane Havelyn Silva dos Santos  ganhou em Memórias literárias; Mackson da Costa de Souza em Crônica e Thainá Moraes da Silva, em Artigo de opinião. Todos contaram com a ajuda na discussão dos temas e elaboração do texto do corpo docente da escola.
A Comissão Julgadora Escolar teve trabalho para selecionar dez por gênero. Muitos estudantes participaram e o problema não se restringia à quantidade, mas também à qualidade. Os vencedores ganharam certificados, medalhas, presentes – custeados pelos próprios professores. “Estávamos dando vez e voz a textos que contam um pouco das histórias de cada um de nossa comunidade escolar”, disse o professor Ladmires.
O professor Ladmires Carvalho é um dos mais entusiasmados, incentivador dos outros colegas professores. Veterano do programa, além de ser mediador dos cursos virtuais da Olimpíada, foi finalista em 2010, na categoria Crônica; e em 2012, vencedor na categoria Artigo de opinião, com a aluna Taiana Cardoso Novais. Também teve o relato de prática premiado em 2012.
As iniciativas do “Machadão” felizmente não são novidade. Além da Olimpíada, a escola participa de um outro concurso de gêneros; do programa Jovem Senador; e em parceria com a SEEC e o Senado Federal, desenvolve um projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – programa do MEC em que alunos dos cursos de Licenciatura são envolvidos no cotidiano das escolas públicas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da OLP

Nenhum comentário:

Postar um comentário