quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DIA DA EDUCAÇÃO CIDADÃ É COMEMORADO EM PRAÇA PÚBLICA


A secretaria de Educação festejou no dia de ontem (10) a cidadania que setembro inspira na comunidade escolar. Participando de uma grande tenda montada na Praça Cívica, em frente a Escola Estadual Anísio Teixeira, estudantes e entidades publicas e privadas comemoraram o Dia da Educação Cidadã, data que faz parte da série de ações do Setembro Cidadão.
Para a realização do evento, vários setores governamentais organizaram encontros e  traçaram estratégias de divulgação das atividades. O Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH) foi o responsável por articular junto com os demais órgãos as ações que a secretaria de Educação proporcionou para os presentes na tarde de ontem.

No período da tarde, entre 15 e 17h, dezoito escolas da rede estadual participaram do evento. O secretário-adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, conferiu as atividades e elogiou o interesse dos estudantes pela cidadania: “Ao ver um jovem encantado com a apresentação da Marinha, Cruz Vermelha, Proerd ou pela música, mostra que se oferecemos meios para que ele interaja com esses movimentos ele certamente não cairá em um mau caminho, sendo protagonista de sua própria história”.
Com apresentações gratuitas, estiveram presentes representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), RN Vida, Proerd, BOPE, Ronda Escolar, Escoteiros do RN, LBV, Cruz Vermelha, Detran, ASAPD, Guarda Municipal, Pronatec, Unimed, Faculdade Estácio.

Parceiro da SEEC em eventos deste tipo, o RN Vida, por meio da coordenadora Sonali Rosado, atuou junto as escolas para motivar a participação e envolvimento dos estudantes na construção de uma política de paz e cidadã nas escolas: ““Esse é o momento dos jovens virem às ruas para se manifestar  por coisas boas. A lei da cidadania chama a atenção para a nossa sociedade para construirmos uma pátria melhor. Mais uma vez o RN é o pioneiro na cidadania”.
Pioneiro em práticas de cidadania, o Setembro Cidadão terá em 2015 sua sistematização incorporada nas atividades que serão desenvolvidas pelas escolas durante todo o ano. “Não podemos restringir esse importante momento a apenas uma semana do ano. São tão valiosos os princípios que os estudantes recebem em setembro que devemos discuti-los em sala de aula durante o ano inteiro, pois são valores sociais que eles terão consigo durante toda a vida”, disse Joaquim Oliveira.

O Setembro Cidadão foi oficializado pela Governadora Rosalba Ciarlini por meio de lei neste ano e nasceu no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), através do juiz Jarbas Bezerra, em conjunto com a advogada e servidora do TRE/RN, Lígia Limeira. Criada em 2004, a proposta visa contribuir para o fortalecimento e difusão do sentimento de civismo pelo Brasil.
 
fonte: portaldaeducaçãodorn
danilobezerra
republicado na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário