segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SEEC/RN FAZ SEMINARIO SOBRE A ESCOLHA E USO DO LIVRO DIDÁTICO

republicado na íntegra

Realizado no início desta semana, o Seminário de Projetos de Leitura Exitosos do Prolem, evento realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, reuniu professores e técnicos de todas as diretorias regionais de ensino com o objetivo de promover a discussão da escolha e uso do livro didático em sala de aula. O seminário ocorreu no Centro Tecnológico do RN – Centern, em São José do Mipibu, durante os dias 12 e 13 deste mês.
As atividades realizadas fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) e é organizado pela Secretaria de Educação, em parceria com as escolas da rede pública. Este ano serão selecionadas as coleções de livros didáticos que estarão em uso no triênio 2015/2017.

Presente no evento, o secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, apontou a relevância da escolha dos livros didáticos dentro do contexto do projeto de Educação do RN e os referenciais curriculares como elemento norteador: “Devemos sempre discutir de forma aprofundada a temática do livro didático para propiciar uma análise criteriosa das obras, a qual deve estar apoiada nas concepções definidas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola”. Isauro Beltran Nuñez, assessor pedagógico da SEEC, Erileide Rocha, técnica da Codese, e o secretário adjunto realizaram a abertura do seminário, com as discussões introdutórias sobre livro e leitura na escola.

Durante os dois dias de trabalhos, os participantes participaram de palestras, abordando desde o uso de livros digitais na escola ao processo teórico para a escolha dos livros, que foi realizado por meio de grupos de trabalho (gt’s). Erileide Rocha, coordenadora dos projetos de leitura da SEEC, explicou que para a escolha do livro, “é importante o conhecimento do Guia do PNLD, analisando as resenhas das coleções consideradas aprovadas contidas nele, assim como as Orientações da SEEC, daí a importância de realizamos momentos de discussão com este.”
A secretária de Educação, Betania Ramalho, que participava de reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em Cuiabá (MT), enviou mensagem aos presentes destacando a missão de cada professor potiguar: “Temos um grande desafio: garantir uma educação de qualidade para todos os potiguares, construindo a escola do século XXI e superando os obstáculos que, historicamente, têm negado essa educação aos mais necessitados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário