sábado, 23 de agosto de 2014

CULMINÂNCIA DAS AULAS VIVENCIAIS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA E.E. ANA JÚLIA MOUSINHO !


A Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho encerrou as atividades do primeiro semestre de 2014 com uma linda ação, a II Olimpíada do Conhecimento. Esse ano os estudos e atividades vivenciais estavam focados no tema: 50 anos da Ditadura Militar no Brasil. Essa atividade é fruto das orientações da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (2014, p. 20),
As atividades complementares são partes integrantes do currículo das escolas de Ensino Médio Noturno Diferenciado (EMND), conforme definidas nas Orientações Curriculares do Ensino Médio Noturno. Essas atividades deverão ser resultantes de orientações para atividades realizadas em espaços educativos quer sejam dentro ou fora da escola.
         
A olimpíada contou com várias atividades, entre elas: rodadas de perguntas e respostas, atividade surpresa, apresentação cultural, e além disso a organização dos espaços das torcidas e um grito de guerra que abordasse a temática.
Foram organizadas quatro equipes constituídas por uma turma de 1ª, 2ª e 3ª série. As mesmas, estavam na orientação dos professores Orientadores (projeto implantado esse ano, o qual visa o acompanhamento mais próximo da turma por um professor) que ficou definido no início do ano letivo.
A atividade compôs as horas vivências dos alunos do noturno diferenciado e foi, sem dúvida, um momento de aprendizagem e envolvimento coletivo entre os alunos, professores, equipe gestora e demais profissionais da escola.
Todas as equipes estão de parabéns e todos aqueles que de alguma forma se envolveram na atividade. Essa ação demonstração que é possível ter, no noturno, mesmo com todas as dificuldades, atividades práticas e significativas para os alunos e que sem dúvida reforça o desejo de permanecer no ambiente escolar, diminuindo dessa forma a evasão escolar.

Roseane Idalino da Silva



Referencia
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Orientações Gerais do Noturno. – Natal, 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário