sexta-feira, 9 de maio de 2014

EMOCIONANTE CRÔNICA DO ESCRITOR EDUARDO GOSSON - NATAL/RN

EM RESPOSTA  À CRÔNICA CENTENÁRIO DO  DIAS DAS MÃES DO POETA DIÓGENES  DA CUNHA LIMA
                                                                                                   Eduardo Gosson
                                                                                                 (eduardogosson115@gmail.com)

Meu caro Poeta:
Belíssima e comovente homenagem às mães. Literatura para mim tem  que comover para ter validade . Sem emoção,  fica  o formalismo literário.
No meu caso particular, fui abençoado porque em vez de uma eu tive quatro. Explico melhor: Minha mãe biológica Maria  Dantas de Araújo , de Jardim do Seridó/RN, de olhos  florestais e cabelos cor de mel  deu-nos o prazer de sua companhia até os dois anos e oito meses porque, ao separar-se do meu pai, foi visitar uma irmã, indo  depois  conhecer o Brasil. Esta travessia durou uma década – “entre nós grandes silêncios”. A minha comunicação com ela neste período deu-se através de cartas. Trancado, passavam  o dia lendo e relendo-as. A suas palavras  amenizavam a distância e a minha solidão.
Aí  fui morar com duas tias: Hulimase (brilhante) e jamyles (mimosa) que traziam no sangue os cedros  do Líbano, madeira utilizada na construção do templo do rei Salomão. Assim, cresci para  o mundo e para a vida. Vivi entre as  mil e umas noites e  um  ateliê de costura, onde as duas irmãs faziam verdadeiros  milagres na moda: pioneiras, introduziram belos  bordados e o uso da sai plissada. Quando chegava o fim do ano e o inicio o movimento triplicava: roupas de festas  e fardas escolares. Nos colégios religiosos as alunas usavam saias plissadas. Nesse período, eu tinha uma tarefa específica:  tirava e anotava as medidas (cintura, quadril e altura das mulheres).  Confesso, meu poeta, que tinha o maior prazer em realizar essa tarefa.
E quarta mãe era a minha babá que tinha o belo nome de Margarida. Com Margarida conheci  a  vida. Nos finais de semana ela me levava para passear na Praça Pedro  Velho que, na década de 60, era muito bonita. Afinal, tínhamos um Prefeito que amava a sua cidade – Djalma Maranhão. Neste segundo domingo de maio – Dia das Mães –evoco a memória destas quatro mulheres que me deram o compasso e a régua existenciais. Das quatro mães, três já embarcaram na Nau da Eternidade. Agora, só resta Margarida, que todas as tardes abraça a eternidade na velha Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário