domingo, 5 de janeiro de 2014



UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO - IBRAPES
TURMA 2009.1 – POLO GUAMARÉ/RN
CORDEL DE FRANCISCO DE BETANIA


Há momentos nessa vida
Que ninguém pode esquecer
E esse que me aconteceu
Me dá mais do que prazer
Foi um convite que a UVA
Pode um dia me fazer.

Uma turma de alunos (as)
Todos universitários
Com Geralda Efigênia
Promoveram um seminário
Pra falar de Paulo Freire
E eu fui como voluntário.

Com a temática o “legado”
Desse ilustre professor
Paulo Freire que é sem dúvida
E a história me mostrou
A verdadeira obra prima
Que a natureza criou.

No ano de 21 (1921)
Em 19 de setembro
A cidade de Recife
Viu um gênio lá nascendo
E os frutos que plantou
Muita gente vai colhendo.

Nordestino aclamado
No Brasil no exterior
Quem conhece Paulo Freire
Sabe bem do seu valor
E Geralda Efigênia
Sabe por que estudou.

Dedicada a cultura
De todo modo geral
O valor dessa mulher
E algo fenomenal
Ainda mais fã desse artista
Esses dois são geniais.

Paulo Freire nos deixou
Mas ficou o seu legado
Conteúdo para estudo
Pois e bem conceituado
De professores para alunos
Esta sendo repassado.

E então a UVA fez
Entre alunos um seminário
Vários grupos e seus temas
Divididos apresentaram
Com o auxilio da professora
E a mim que convidaram.

Marcia Freire uma pedagoga
Francisco um cordelista
Walker nosso apresentador
E Efigênia a realista
Os alunos apresentando
De Paulo Freire a conquista.

A importância que se tem
Do ato da gente ler
A estética e a ética
Pra quem sabe compreender
O respeito e os saberes
Do educando pra entender.

Todo reconhecimento
E a sua assunção
A identidade cultural
De quem dar educação
E quem ensina exige
Isso com compreensão.

A educação bancária
De quem faz só exigir
E as palavras que se usa
Mau exemplo pra seguir
Muita rigorosidade
Faz o aluno desistir.

Vários temas se discutem
Cada um vai se expressar
Geralda a professora
Ela fica a acompanhar
E depois da apresentação
Um por um a avaliar.

Tem Menezes e Joana D’arc
Magdelma por aqui
Micarla Marluce e Meire
E Ezilda a dividir
Todas com o mesmo propósito
Dá o melhor prá construir.

Eveline e Sergileide
Fabrício João e Ronaldo
Rayane Patrícia e Pamela
E Elizete empenhada
Elizangela e Ana Lúcia
Pra estudar o que é passado.

As meninas Rosilenes
Edna somando as Marias
As franciscas e Regina
Fazem como gostariam
Com Josélia vem Taise
Essa UVA é só alegria.

Foi assim mais um momento
Que todos proporcionaram
Professores e alunos
Convidados e funcionários
O encontro das estrelas
Onde todos aqui brilharam.

A Geralda Efigênia
O meu muito obrigada
Aos alunos um abraço
Por ter em mim acreditado
Eu FRANCISCO DE BETÂNIA
Paulo Freire e o “legado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário