sábado, 25 de maio de 2013

UFRN, PROFESSORES E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DISCUTE SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - NATAL/RN




A discussão sobre a construção de um sistema nacional articulado de educação marcou a Conferência Intermunicipal de Educação – RN (COIME 2013) – Polo Natal, aberta na manhã desta sexta-feira, 24, no auditório do Hotel Pirâmide. A solenidade contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da diretora do Centro de Educação (CE/UFRN), Márcia Gurgel, da deputada federal Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando Mineiro, além de professores e representantes dos diversos segmentos educacionais.

Com a discussão do tema “O PNE na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, o evento faz parte de uma série de conferências, que estarão sendo realizadas até o dia 26 de junho em todo Estado do Rio Grande do Norte e que subsidiarão a Conferência Estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional de Educação.

Essas conferências são coordenadas pelo Fórum Estadual de Educação, cuja coordenadora é a professora Márcia Gurgel, diretora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição responsável pela coordenação pedagógica e administrativa do evento.

Segundo Márcia Gurgel, o evento conta com uma participação, aproximada, de 4 mil pessoas em todo estado e os polos Natal/Mossoró/Pau dos Ferros são os que congregam um maior número de pessoas. Com essa conferência, afirmou, espera-se que os profissionais da educação sejam mobilizados para a criação do Fórum Municipal de Educação.

A diretora do CE/UFRN explicou que o Fórum Estadual de Educação do RN assumiu a responsabilidade de coordenar as 18 conferências municipais e a conferência estadual. Elas acontecem nos polos sediados nos municípios de Arês, Bom Jesus, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Santa Maria e São Miguel do Gostoso.

A reitora Ângela Paiva chamou a atenção para o significado da palavra “construção”, na qual deve haver um cuidado com cada tijolo e afirmou que, “na condição de atores desse processo transformador, estamos todos juntos, pois sem a participação desses atores, não haverá mudança”, disse referindo-se à participação de todos na melhoria da qualidade da educação brasileira.

Ângela Paiva também fez referência aos dois anos de gestão, a ser comemorado no próximo dia 28, colocando como marco da gestão a participação na política pública de educação. “Comemoramos nesses dois anos, também, o esforço que estamos fazendo pela educação básica”, disse, citando as especializações (mais de 10) e pesquisas nessa área.

A professora Fátima Cardoso, coordenadora do SINTE/RN, disse na solenidade de abertura da Conferência que é importante ressaltar esse momento, “que é oriundo de uma luta histórica dos trabalhadores, uma oportunidade de interagir com as diferentes opiniões para construir algo que possa beneficiar o conjunto da sociedade brasileira”.

A deputada federal Fátima Bezerra, representando a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e o Fórum Nacional da Educação, falou da satisfação de participar de um evento, “que está preparando para um dos momentos mais importantes para a educação do País”. Ela afirmou que no ano de 2013 tem duas agendas importantes: a primeira é o PNE (Plano Nacional de Educação), e a segunda é o financiamento da educação.

A segunda Conferência Intermunicipal de Educação do Polo Natal acontece no próximo dia 21 de junho.

 fonte: agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário