domingo, 31 de março de 2013

RN TEM PROPOSTA DIFERENCIADA DE ENSINO MÉDIO

 

 
     O Ensino Médio Noturno Diferenciado é uma proposta implementada no Estado do Rio Grande do Norte desde o ano de 2007, e tem como foco o propósito de reduzir, a repetência e a reprovação, assim como o abandono escolar. A proposta tem como base a reformulação curricular que visa atender as especificidades dos estudantes trabalhadores, conforme o previsto no art. 4º, inciso VI da LDB em que consta a afirmação do dever do estado a “oferta do ensino noturno regular adequado às condições do educando”.
         O programa tem matricula anual, e como destaque, componentes curriculares organizados em blocos semestrais com resultado anual. Oferta da Estrutura Curricular – carga horária 2.400 horas (1800 h de atividades presenciais – Base Legal – obrigatória + 600 h de atividades vivenciais ofertadas por meio de projetos interdisciplinares).
      As mudanças propostas pelo Programa têm questões a serem discutidas no currículo do ensino médio como: foco na leitura como elemento base para todas as disciplinas; oferta de atividades interdisciplinares  em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito, bem como aliado aos eixos norteadores para o Ensino Médio – trabalho, ciência, tecnologia e Culturas em laboratórios que estimulem processos de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimentos, entre outras.
 
suem/seec/rn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário