sábado, 10 de março de 2012

UFPB: OFERECE VAGAS PARA BOLSISTAS NO PROJETO CONEXÕES DE SABERES


Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde

O projeto Conexões de Saberes “Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade-Comunidade vinculado as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até 16 de março, para seleção de 4 bolsistas e 6 voluntários dos cursos de Física, Química, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, História, Letras– Língua Portuguesa, Letras - Língua Espanhola, e Letras – Língua Inglesa.

Para efetuar a inscrição os candidatos devem estar cursando entre o 2º e 4º semestre do curso; não ser bolsista de qualquer outro programa e não possuir vínculo empregatício; apresentar o coeficiente de rendimento acadêmico referente ao segundo semestre letivo de 2011 com valor maior ou igual a 7 (sete); ter renda de até três salários mínimos; ser morador de favelas; bairros periféricos ou territórios assemelhados; ter pais cuja escolaridade não tenha grau superior; e ser proveniente de escola pública.

A bolsa tem duração de até 24 meses e valor de R$ 360. A carga horária a ser cumprida é de 20 horas semanais (sendo obrigatória para as atividades do programa, pelo menos uma noite livre e disponibilidade para reunião na quinta-feira às 16h).

Os estudantes selecionados participarão de oficinas; elaboração de pesquisa sobre acesso e permanência de jovens negros emergentes de classes populares a universidade; elaboração de artigo com os resultados da pesquisa; e participação como bolsista-docente em curso pré-universitário gratuito para a comunidade.

Para se inscrever, é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF e RG; ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico escolar atualizado; declaração da Coordenação do curso de que o candidato esta matriculado no semestre vigente (2º semestre letivo de 2011) no seu curso de origem; declaração do candidato comprometendo-se a não possuir qualquer vínculo empregatício, nem estar recebendo outra modalidade de bolsa; comprovante de renda dos pais ou responsáveis; histórico do Ensino Médio ou certificado de conclusão que comprove ser egresso de escola pública; e cópia do comprovante de residência.

Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, próximo a Secretaria do Centro, de segunda a sexta-feira de 9h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações no telefone (83) 3216-7446.

Sobre o Programa

O Conexões de Saberes na UFPB é um programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa que atua para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes de origem popular e negros.

O programa é uma proposição, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). É coordenada, na UFPB, pelas Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário