sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

NATAL TERÁ SALÃO DE ARTES VISUAIS !


republico matéria do jornal tribuna do norte.



O edital do 14º Salão de Artes Visual da Cidade do Natal, única atividade cultural promovida pelo município oficialmente prevista por lei, foi publicado no Diário Oficial de ontem mas as inscrições só abrem no próximo dia 10 de janeiro - e seguem até o final de fevereiro. Artistas interessados em participar do Salão podem se inscrever com um trabalho em até três categorias, contudo apenas uma obra será selecionada. A abertura da exposição está prevista para 15 de março, ficando em cartaz por 60 dias nas galerias de arte do Museu Djalma Maranhão e Newton Navarro, na Fundação Capitania das Artes.
Rodrigo SenaSalão de Artes Visuais vai estrear somente em março de 2012Salão de Artes Visuais vai estrear somente em março de 2012

As categorias definidas para esta edição são Desenho, Escultura, Intervenção Urbana, Fotografia, Gravura, Instalação, Poesia Visual, Objeto, Performance, Pintura, Vídeo-arte e Arte Digital, mas a curadoria ainda não foi anunciada pelo Núcleo de Artes Visuais da Funcarte. "Serão três curadores, duas pessoas convidadas de outros estados (PB e PE) e uma de Natal. Já fizemos os convites e estamos aguardando resposta", adiantou Marcílio Amorim, coordenador do Núcleo. Como há categorias cujos trabalhos podem ser executados em locais públicos, as propostas precisam considerar o registro audiovisual para ser exibido dentro das galerias.

Segundo ele, em 2012 terão que ser realizados dois Salões: como em 2011 o evento foi sucessivamente adiado, pois geralmente o Salão é realizado no primeiro semestre, a Prefeitura terá que promover, de acordo com Marcílio, a 14ª e a 15ª edições no próximo ano "para evitar a recorrência do atraso. Essa iniciativa é uma reivindicação antiga dos artistas de Natal, e cada edição tem que ser realizada dentro do ano corrente", avalia.

A maior novidade anunciada no edital diz respeito à premiação, das 20 obras selecionadas três serão contempladas com R$ 7 mil cada. São prêmios aquisição, já que os trabalhos serão incorporados ao acervo da Funcarte, e a curadoria também terá autonomia para oferecer menções honrosas (sem remuneração). As inscrições devem ser encaminhadas por Sedex ou entregues das 9h às 13h na Funcarte - Av. Câmara Cascudo, 434.

veja mais: www.tribunadonorte.com/viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário