segunda-feira, 28 de novembro de 2011

POETA ANTONIO CARLOS DAYRELL IN FOCO!

Família Dayrell

Eternos Combatentes Vikings

Dedico esse poema ao Senhor Délcio Dayrell, avô da Letícia Dayrell de Castro e idealizador / incentivador do site da família Dayrell ( Dayrell's / Mortimer's ).

Antônio Carlos Dayrell

Bravos soldados dos mares. Lutando contra as correntezas, a força de um povo se fez gigante. E nos céus da Escandinávia(1) um grande leão(2) surgiu para comandá-los.
Nós somos os Vikings, eternos combatentes, unidos pelo ideal da paz.
Somos esse povo conquistador. Heróis dos mares e leais ao nosso Rei (3).
Sobre as águas azuis do Mar do Norte, construímos uma poderosa esquadra, è com a força do Dragão(4) atravessamos os continentes, indo flamular além mar(5).
Nós somos os Dayrell, eternos combatentes, unidos pelo ideal da paz.
Somos esse povo conquistador. Heróis dos mares e leais ao nosso Rei.
Bravura e altivez estão gravadas na nossa história. Guerreiros; abrimos as portas dos mares, ressurgimos das cinzas(6) para lutar ao lado de Odin(7).
Nós somos os Vikings, eternos combatentes, unidos pelo ideal da paz.
Nós somos os Dayrell, eternos combatentes, unidos pelo ideal da paz.
Somos esse povo conquistador. Heróis dos mares e leais ao nosso Rei.

(1) Região geográfica, situada no norte da Europa, abrangendo, no sentido mais amplo, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e as Ilhas Faroe e Islândia. (2) O Leão está estampado não Brasão da Família Dayrell, simbolizando coragem e força. (3) O Rei estava no ápice da pirâmide social dos Vikings. (4) Navios Dragão (ou Drakar) eram tipos de navios usados pelos Vikings, em Cuja proa havia a cabeça de um dragão, para afugentar as serpentes marinhas. (5) A terra natal dos Vikings era a Noruega, Suécia e Dinamarca. Eles e seus descendentes estabeleceram na maior parte da costa do Mar Báltico, grande parte da Rússia continental, a Normandia, na França, Inglaterra e também atacaram as costas de vários outros Países europeus, como Portugal, Espanha, Itália e até a Sicília e partes da Palestina. Os vikings também chegaram à América antes da descoberta de Cristóvão Colombo, tendo empreendido uma tentativa fracassada de colonização na costa da Região Sudeste do Canadá. (6) Os guerreiros vikings acreditavam que, após a morte, eles eram preservados por Odin para ajudar na batalha que levaria ao fim do mundo, travada entre os deuses e as forças do mal. (7) Era o maior dos deuses vikings, e senhor de todas as magias.


© Antônio Carlos Dayrell
Do livro Poesia Para Parar o Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário