terça-feira, 4 de outubro de 2011

MERENDA ESCOLAR PARA PROFESSORES, INFELIZMENTE DISCORDO.

Publico com orgulho, acho pertinente e na hora certa, é isso ai companheira!

Sinto-me envergonhada em mendigar o direito à merenda escolar que custa ao governo R$0,30 por aluno.
Sinto vergonha quando nas discussões sobre merenda escolar para professores se coloca: mas sobra.
Parece-me que nós, professores nunca paramos para avaliar com responsabilidade o dinheiro que cada escola recebe para merenda escolar e a qualidade da refeição servida?
Por que sobra? Por que o aluno não come? Qual a visão de boa merenda que a escola tem? Qual a procedência de todos os alimentos comprados pela escola? E o prazo de validade?
Sinto vergonha quando nos apresentamos como mendigos perante a sociedade...
Sinto vergonha da falta de visão de horizontes para lutarmos pelos direitos conquistados por outros servidores públicos como: auxílio alimentação, ticket-restaurante, plano de saúde, vale transporte...
Não precisamos de merenda escolar. Precisamos de dignidade, de salários justos, de direitos equivalentes.
Precisamos de sindicato forte. Precisamos de nossa presença maciça em toda assembléia.
Enquanto rastejarmos seremos pisoteados. Portanto, precisamos fazer a marcha dos professores a Brasília em busca dos direitos equivalentes.Como conquistar esses direitos vai depender da nossa mobilização nacional.

Joana D'arc Oliveira de Freitas
Professora Escola Estadual Des. Floriano Cavalcanti

fonte: por e-mail

2 comentários:

  1. Geralda,

    Infelizmente atingimos o nível que queriamos.
    Os professores, históricamente, deixaram que a situação chegasse onde chegou.
    Aceitamos passivamente obrigações que não eram nossas, em benefício de uma sociedade que é mais corrosiva que o próprio governo, que olha para o próprio umbigo, que se precisar nos faz de escada para atingir um degrau ainda mais alto, para ver quem está brigando do outro lado do muro.
    Eu já não sinto mais vergonha. Tenho pena. Pena de nós mesmos.
    Quanto a merenda, já nem sei o que é isso, porque há muito tempo não sei o que é almoçar e jantar dignamente, porque normalmente nesse período ou estamos estudando ou nos deslocando para mais uma escola para lecionar.
    Professor não merenda, lancha.
    Infelizmente vivemos a política do pão e circo.
    Eles tem o que comer, e a nós para ridicularizar. E viva o Brasil, um país de todos.
    Então, não importa se sobra ou deixa de sobrar na merenda, se o aluno come ou deixa de comer.
    O que importa é que somos professores, formadores de todas as profissões, não porcos para comer sobras.
    Nosso caso já não é mais de união, de sindicato ou coisa parecida. É de valor.
    Cada um de nós olhar para o espelho e ver refletida nele a imagem de uma pessoa que tem uma importância sem igual para esse país. A de uma pessoa que é capaz de multiplicar sonhos e ideais, de aditivar potenciais. NÃO DE VENDEDORES AVON, VIAGENS PARA APARECIDA DO NORTE OU RIFAS DE BIJUTERIAS.
    Eu estou cansado disso tudo, mas a minha consciência não permite que eu desista.
    Então, basta a mim me escorar em pessoas dignas como você, e ver se juntos chegamos vivos ao final dessa longa caminhada.
    Obrigado por existir!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá professora!
    Dê uma olhada do nosso blog e nesse link http://coisasdeflorania.com/2011/09/26/2878/ você vai gostar. Nesse link tem uma charge feita por um ex-aluno da E.E. Teônia Amaral, daqui de Florânia. O tema é sobre a merenda alegada.
    Valeu e obrigado!
    www.coisasdeflorania.com
    Junior Galdino

    ResponderExcluir