domingo, 20 de março de 2011

CARTEIRA DE ESTUDANTE GRATUITA

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Prefeitura de Natal e NatalCard, fecharam, no último dia 17, quinta-feira, uma parceria inédita na cidade, que permitirá a todo estudante da rede pública municipal, estadual e federal do município o acesso gratuito à Identidade Estudantil Eletrônica.

A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura e estiveram presentes representando a UBES, o Presidente Yann Evanovick, e a UNE o Diretor Regional, Ramon Alves.

Para Yann, da UBES, "o convênio assinado permitirá não apenas que a UBES e a UNE distribuam mais de 100 mil cartões gratuitos, como também fortalecerá o instrumento da meia-entrada, que nos últimos anos tem sofridos diversos ataques".

Embora outras entidades estudantis possam continuar a emitir os cartões, a carteira da UBES e da UNE serão as únicas com validade integrada para o sistema de meio-passe e de meio-entrada. O Diretor da UNE, Ramon Alves, comemorou a conquista. "Atualmente, para utilizar o sistema de meio-passe, o estudante precisa ter, previamente, sua carteira de meia-entrada. Isso continua, mas não para o cartão da UNE e da UBES que servirá para ônibus e meia-entrada".

Ele avisa que nas próximas semanas começará a grande publicidade dos cartões. "Serão 8 postos da prefeitura, em locais estratégicos. Aqueles que preferirem pagar o cartão, também será possível em 11 postos. É, de longe, a maior desburocratização já feita para emissão do cartão estudantil e sem mexer em um direito nosso sequer".

O Presidente da UBES anunciou que a Jornada Nacional de Lutas que também ocorrerá em Natal vai abordar a meia-entrada e a conquista que os estudantes da cidade acabam de alcançar. "Além dos 10% do PIB pra educação, queremos destacar esse importante movimento em defesa da meia cultural em Natal. Embora tenhamos alcançado essa vitória, ainda há muito o que fazer para garantir a plenitude desse direito na cidade e vamos aproveitar essa oportunidade com milhares de estudantes e movimento social nas ruas de Natal", afirmou Yann Evanovick.

A validade dos atuais cartões será prorrogada até o final de abril e os cartões da UNE e da UBES começarão a ser distribuídos no início do mês.

O que muda com o Cartão UNE e UBES

- Validade em todo o território nacional;
- Sistema integrado de meio-passe e meia-entrada; Não haverá necessidade de ter dois cartões para meia cultural e transporte;
- Revalidação rápida e simples com a reutilização dos cartões e impressão do layout UBES e UNE;
- Gratuito em qualquer dos 8 postos da Prefeitura Municipal de Natal para os estudantes de escolas públicas (municipal, estadual e federal) e universidades (IFRN, UERN e UFRN);
- Pago para os estudantes da rede privada de ensino básico e superior em qualquer dos 11 postos do NatalCard.

Fonte: www.ujspotiguar.com.br

2 comentários:

  1. dis q é de graça e paga 8.00 reais isso e fraude enganando o aluno q tem direitos

    ResponderExcluir