terça-feira, 2 de novembro de 2010

PAI, FILHO E ESPIRITO DAS TROVAS E POEMAS DO POETA ROBERTO ACRUSHE E CONVIDADOS

S

Trovas e Poemas

Impresso Cultural

Criado em 30 de março de 2009

Nº 21 – NOVEMBRO DE 2010

Reproduza tirando xérox ou repassando

Roberto Pinheiro Acruche

Membro efetivo da Academia Pedralva Letras e Artes – Campos dos Goytacazes-RJ

Delegado da UBT – S. Francisco de Itabapoana –RJ

Caixa Postal – nº 123192 - São Francisco de Itabapoana-RJ

CEP – 28.230-000

www.robertoacruche.blogspot.com rpacruche@gmail.com

Trovas e Poemas – Voltado para a educação e cultura, distribuição gratuita. O Editor

F O L H A N A T E M P E S T A D E

A tarde é fria e escura. Do céu turbulento,

a chuva, em grossos fios, cai sobre as calçadas,

e os carros, pela rua, em louco movimento,

espirram, sem consciência, as águas empoçadas.

Fugindo ao temporal, pessoas apressadas

inconscientes, também, sem parar um momento,

ignoram ao passar, entanguidas, geladas,

duas crianças sós, sem o mínimo alento.

Acaso importa a alguém que o vento instigue ou tolha,

ou leve a qualquer lado as folhas arrancadas?

A criança de rua é também uma folha

arremessada ao vento, em plena tempestade...

E há de rolar sozinha até quando a recolha

o carinho de alguém... e de um lar de verdade.

Dorothy Jansson Moretti/SP

Trovas e Poemas: Está chegando à maior parte dos Estados do Brasil, graças aos amigos e trovadores que o tem repassado, além de diversos blogs que o reporta. Muito Obrigado!

Por favor, confirme o recebimento e envie suas trovas.

Amai-vos, e as derradeiras

Muralhas hão de cair.

Havendo amor, as fronteiras

não têm razão de existir!
A. A. de Assis – PR

No sertão é tanta paz

que eu chego a ouvir, da soleira,

o esforço que o vento faz,

tentando abrir a porteira!

José Ouverney - SP

Um coração congelado
pega fogo, de repente,
quando o amor, fósforo alado,
risca faíscas na gente!

Rosa de Oliveira - PR

Chego à porta, enxugo o pranto,

Deixo a dor no chão que piso

E, como que por encanto

Mostro o encanto de um sorriso

Divenei Boseli - SP


Seja doce a minha sina
e, num porvir de esplendor,
nunca transforme em rotina
os nossos beijos de amor…

Rodolpho Abbud - RJ

Toda saudade é uma dor

que nos ensina a gemer

ela diz que é por amor

que faz a gente sofrer..

Dágma Verônica -MG

Eu prossigo o meu caminho,
procurando um grande amor,
que me envolva com carinho
e me aqueça em seu calor!

Gislaine Canales - SC


Trago no peito, algemado,

por uma forte razão,

um segredo, bem guardado,

sangrando o meu coração

Roberto Pinheiro Acruche - RJ

Cigano de olheiras fundas,

pele morena, crestada,

quantas tristezas profundas

já deixaste pela estrada?

Hermoclydes S. Franco-RJ

Nosso abraço foi tão forte,

tão grande a nossa paixão,

que sem transplante e sem corte

entrei no teu coração.
Francisco Neves Macedo-RN

Meu filho cresce... e me encanta

ver cumprido o meu dever,

que a alegria de quem planta

é ver a planta crescer!

Edmar Japuassú Maia -RJ


Noites feitas de saudade,

de lembranças, de meiguice...

Tão curtas na mocidade,

e tão longas na velhice!...

Alfredo de Castro - MG

Nesta longa caminhada

que fazemos sempre a sós...

Nem o silêncio da estrada,

quebra o silêncio entre nós!

Professor Garcia-RN

Para ter a paz perdida

e luz nos caminhos meus

troco as perguntas da vida

pelas respostas de Deus.

Arlindo Tadeu Hagne-MG


Sonho um sonho diferente,

que as cores todas resuma,

e a cor da pele da gente

não tenha importância alguma.

Otávio Venturelli-RJ

A saudade não me poupa,
desenhando, fio a fio,
o perfil da tua roupa
no guarda-roupa vazio..

Izo Goldman-SP

Carícia mais eloqüente

que meu coração aprova

é te dar um beijo ardente

nos versos da minha trova!

Renato Alves -RJ

Partiste... A vida vazia,
que em minha alma se projeta,
é letra sem melodia
de uma canção incompleta.

Vanda Fagundes Queiroz-PR

Trova é música e beleza,

um canto simples e terno;

da alma desfaz a frieza,

transforma em verão o inverno.

Arlene Lima-PR

Num mundo violento onde

morre o pião pelo rei,

Quanta injustiça se esconde

Sob a máscara da Lei!

Antônio Juraci Siqueira-PA

As pessoas nunca morrem,

simplesmente elas encantam...

vivem sempre e nos socorrem com as obras que aqui plantam!

Nei Garcez-PR

Sou navegante do rio
que tem por fonte a paixão
e deságua, sem desvio,
na foz do teu coração!

Wanda de Paula Mourthé-MG

Não perguntem minha idade,

perguntem quanto eu amei...

quantos atos de bondade,

quantas árvores eu plantei!

Pedro Ornellas - SP

Pediu pouso um certo dia,

depois partiu sem razão.

Partiu? Oh não!... que ironia:

ficou no meu coração.

Conceição A. C. de Assis-MG

Numa rosa ressequida,

dentro de um livro guardada, vivi, no outono da vida,

a primavera passada.

Domitila Borges Beltrame-SP

Existem palavras mudas

que têm o peso da cruz,

e foi sem falar que Judas,

num beijo, entregou Jesus.

José Lucas de Barros - RN

Você pode até amar
aos limites do impossível,
mas ao se relacionar,
equilíbrio, imprescindível.

Raymundo Salles Brasil-BA

É tão forte a intensidade
das loucuras da paixão
que no amor a insanidade
é o que eu chamo de razão!

Elizabeth S. Cruz - RJ


Cada momento vivido
na vida que se renova
às vezes é definido
apenas em uma trova!

Alberto Paco - PR

Sabedoria invulgar

vinda do povo cristão,

tem poderes de sanar

o ceticismo do irmão.

Agostinho Rodrigues - RJ

Participem dos Concursos de Crônicas e Trovas promovidos pela Academia Pedralva Letras e Artes – Campos dos Goytacazes - RJ

Quando a paixão nos domina

nem saber nos interessa

onde o bom senso termina

e o desatino começa!

José Tavares de Lima-MG

As melhores gargalhadas

chegam sempre de repente

em cenas abobalhadas

e tomam conta da gente!!!

Vânia Maria Souza Ennes-PR

Eu peço que não me iludas,
nem me deixes com infarto
com essas pernas desnudas
na penumbra do teu quarto.

Clênio Borges-ES

Velha fonte... O largo antigo...

Sob as ruínas... Num canto...

Hoje tu choras comigo,

Dividindo o mesmo pranto!

Mara Melline Garcia - RN



Se a mãe, através do amor,

traz no olhar perene brilho,
é para que a própria dor
não turve a estrada do filho.

Wandira F. Queiroz – PR

Duas rimas simplesmente,

sete sílabas certinhas,

uma idéia e a nossa mente

vai brincando em quatro linhas!

Alba Christina-SP

Mesmo sendo defensor

da liberdade inconteste,

louvo a corrente de amor

da prisão que tu me deste!

Gilvan Carneiro da Silva – RJ


Tão certo quanto a laranja
que é toda feita de gomos,
amigo bom sempre arranja
como elevar o que somos!

Amilton Maciel Monteiro-SP

À feira ela tanto vai,
que seu filho, desde infante,
em vez da cara do pai,
tem a cara... do feirante!...

Newton Vieira -MG

Antes que o mundo desabe

há que se eleger aquele

que atinge o poder e sabe

o que vai fazer com ele...

Renata Pacolla-SP


A mais triste solidão

que os seres humanos têm

é abrir o seu coração...

olhar... e não ver ninguém!

Ademar Macedo-RN

Nosso amor, hás de convir,

é tão forte e resistente,

que um elo pode partir,

mas não desfaz a corrente!

Clenir Neves Ribeiro – RJ

A natureza faz festa

quando a chuva cai no chão

enverdecendo a floresta

de nosso amado sertão.

Ana Maria Nascimento - CE

Sem você falta a metade

do conforto no meu leito,

os espinhos da saudade

me ferem quando eu me deito.

Geraldo Amâncio Pereira - CE



A saudade, simplesmente,

como vem logo se vai;

lembra bem o sol poente

no instante em que a noite cai

Vanda Alves da Silva - PR


Empilhados na memória,

um a um, mesmo à distância,

escreveram linda história

os meus brinquedos de infância.

Delcy Canalles-RS

Lança as mágoas ao passado

se tens a alma ferida..

Ressentimento guardado

é fogo na própria vida.
A.M.A. Sardenberg – RJ


O amor, bem como a neblina,
sempre nos turva a visão:
vem do nada e, como sina,
deixa inquieto o coração.

Olga Agulhon – PR

Se tens preocupação,

se sofres alguma dor,

procura a libertação

plantando somente amor!

Joamir Medeiros-RN

Em lendas da humanidade,

a maçã tem sua vez:

Com Newton e a... gravidade,

e com a Eva e a... gravidez!


José Fabiano –MG


Verdade que não se trai,

e quem bem viver verá:

quando um filho agrada o pai,

um bom pai também será!

Selma Patti Spinelli


Quando tu passas por mim,

meu coração bate forte”

Não sou nenhum manequim,

sou candidata a consorte.

Mifori-SP

O amor é sempre traiçoeiro

e compete com a razão

e o equilíbrio verdadeiro

se perde com a emoção.

Elisa Santos Ponta Grossa –PR PR

“Dimensionar a verdade

É difícil…tenho dito:

Nosso amor na eternidade

nem cabe em nosso infinito!”

Dilva Maria de Moraes - RJ

Vai, melênio! E que o oba-oba
cá desse mundo se encerre.
Já mudei! Eu sou arroba...
ponto com... ponto br.!

Jaime Pina-SP

Teu olhar tem a beleza

de uma noite de luar

nele eu encontro a certeza

que eu nasci para te amar.

Neiva Fernandes-RJ

Até o coração, se oprime,

ante ao intenso fulgor,

do sentimento sublime,

de uma carícia de amor...

Fabiano Wanderley-RN


Sem querer ser feminista,

a verdade vou contar:

a mulher é que conquista,

mas se deixa conquistar...
Alba Helena Corrêa-RJ


Pra falar sozinho, a esmo,

o louco quis inovar,

telefonando a si mesmo

do orelhão pro celular!...

Sérgio Bernardo-RJ


Meu coração, tem cuidado...

embora ilusões recolhas,

és como o arbusto cansado

que se despede das folhas...

Carolina Ramos – Santos-SP


Teus lábios têm a doçura

daquele néctar divino

que traz ao velho “gastura”

e faz sentir-me um menino...

Jaime Pina da Silveira-SP

O mais lindo dos romances

entre pessoas mantém,

diante das várias chances,

seu equilíbrio também.

Maria Diva Fontes Rico SJC – SP

Quem só vive de aparência
maquilando o que é real,
é vidro na sua essência...
bem longe de ser cristal.

Francisco José Pessoa-CE


Para mim era uma ofensa

se acaso erguias a voz,

mas foi tua indiferença

que ergueu um muro entre nós.

Tereza Costa Val – MG


Numa hora como esta

uma trova outra atropela:

são que nem moças na festa,

cada qual quer ser mais bela!

Adamo Pasquarelli

A moça perdeu o rumo

quando o namoro esquentou...

E atrás da moita de fumo

quase que a cobra fumou...

Maria Nasc. Santos Carvalho-RJ


Quando há morte programada
pelos quadrantes da terra,
homens que não valem nada
sentem paz plantando guerra.

Nilton Manoel-SP

A paz que tanto almejei,

em sonhos que não têm fim,

estava onde não busquei:

- perdida dentro de mim!

Luiz Antônio Cardoso – SP


Melhor seria que o verso,

com as asas da verdade, voassem pelo universo

a espalhar sinceridade..

Myrthes Mazza Masiero-SP



Sem inocência, a criança,

findo o Natal, se revela

mais triste e sem esperança:

- faltou o brinquedo dela!

Joana D’Arc da Veiga-RJ

Com dose medicinal

e um equilíbrio perfeito,

não há carinho anormal

e nenhum homem sem jeito!

Marilene Bueno– RS


Senhor, escuta os cicios

dos excluídos, sem teto...

Troca seus ninhos vazios

por ninhos cheios de afeto!
Milton Nunes Loureiro Niterói - RJ

SALVE A TROVA, VIVA A TROVA!

TEMPESTADE

Você chegou a minha vida

tal qual uma tempestade...

Foi uma grande ventania

que me arrostou,

arrasando tudo que podia.

Abalou meu coração,

desfez meu compromisso

e além disso

arrancou de mim a razão.

Você passou por mim

com a pressa e a velocidade de um tufão!

Derrocou a minha vida,

modificou o meu rumo

levando-me a inflexível adversidade...

Deixando-me o martírio do infortúnio,

a solidão, naufragando no mar da saudade.

Roberto Pinheiro Acruche

Ganhar Livros é uma dádiva!

Eu ganhei duas jóias raras!

Paz em prosa & verso – um presente do amigo, desembargador e poeta Diamantino Ferreira.

Páginas Escolhidas - uma obra magnífica do Acadêmico, poeta, escritor e professor Joel Maciel Soares- Campos dos Goytacazes- RJ.

SINOS DA LIBERDADE

Sinos da Liberdade...

Seu badalar invade-me a alma,

faz-me respirar o ar da esperança,

sonhar o sonho de criança,

acreditar que a liberdade

é mais que um direito.

Liberdade...

De caminhar, falar, viver...

Direitos meus e seus!

Dádiva dos céus, dádiva de Deus.

Ah! Liberdade...

Que sua majestade

dure para sempre – inteira...

Do jeito e maneira

como o vento sopra a brisa

e as águas descem nas cachoeiras.

Liberdade...

De sermos iguais ou desiguais...

Que diferença faz?

Não importa a cor, o grau,

a religião, a cultura, a ideologia...

Somos todos mortais.

Roberto Pinheiro Acruche

REVESTIU-SE DE GRANDE SUCESSO A EXPOSIÇÃO LITERÁRIA DO ACADÊMICO E POETA ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE

Presidente da Academia Pedralva Letras e Artes SUELI PETRUCCI – Abrindo a Exposição Literária do Poeta Roberto Acruche. 100 OBRAS FORAM EXPOSTAS.

Acadêmico HEBERSON FREITAS na solenidade de abertura da Exposição Literária no Palácio da Cultura em Campos dos Goytacazes-RJ –

Acadêmico CARLOS AUGUSTO SOUTO DE ALENCAR saudando o poeta Roberto Pinheiro Acruche na abertura da Exposição realizada durante uma semana no Palácio da Cultura em Campos dos Goytacazes-RJ – Estiveram presentes: Acadêmicos, poetas, autoridades, amantes da poesia e estudantes.

ROBERTO PINHEIRO DE ACRUSHE - POETA TROVADOR/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário