domingo, 24 de outubro de 2010

UMA AULA DE HISTÓRIA DIA 3O/10 NA LIVRARIA SICILIANO

No próximo dia 30, sábado, a partir das 18 horas, na Livraria Siciliano do Midway Mall, o III Trocando em Miúdos da União da Juventude Socialista abordará os acontecimentos que levaram à primeira tomada de poder pelo povo brasileiro, em 1935.


O Rio Grande do Norte foi o único estado do Brasil onde se instalou um governo revolucionário provisório, de 23 a 27 de novembro de 35, dirigido, dentre outros, por um sapateiro, José Praxedes.


Na ocasião, será apresentado o filme O Assalto ao Poder, de Eduardo Escorel. O documentário é dividido em duas partes: prelúdios e levantes. Na primeira parte o roteiro situa para o espectador o turbilhão de mudanças que ocorriam no mundo, mas em particular na política nacional. São mais de quarenta minutos de farto material para traçar um perfil das convulsões sociais e levantes anteriores que culminaram na revolta de oficiais do Exército, muitos deles preparados pelo Partido Comunista do Brasil.


Na segunda etapa, o Professor da Universidade Federal do RN, Homero Costa, autor do livro A Insurreição Comunista de 35 – Natal, o primeiro ato da tragédia, fará uma exposição sobre o movimento ocorrido na capital potiguar.


Para o Diretor Estadual de Organização da UJS, Ramon Alves, a tomada do poder em Natal, no ano de 1935, deve fazer parte da agenda da entidade. “Há 75 anos uma geração de jovens, homens e mulheres, transformou o nosso Estado mostrando a capacidade do povo unido de mudar e de construir práticas efetivamente democráticas de poder. No pequeno período do governo revolucionário, nunca a maioria das pessoas teve tantas condições de influir nas decisões do Rio Grande do Norte”. Ele afirmou, ainda, que a entidade está preparando camisas comemorativas em homenagem ao levante de 35.


Para participar do III Trocando em Miúdos da UJS é preciso cadastrar-se através do formulário http://bit.ly/cjaK5M.

Fonte: www.ujspotiguar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário