quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ESCOLAS LEITORAS REUNIDAS NAS ZONAS DE NATAL PARA INCENTIVAR A LEITURA - PRAÇA DAS FLORES, 01/09/10


A Praça das Flores ficou pequena para acolher tantas crianças, adolescentes e jovens das escolas estaduais de Natal da Zona Leste em momento coordenado pela poeta, escritora e professora Flauzineide Moura. O sol abriu literalmente sobre a praça, nesse inusitado momento, pois enquanto me dirigia ao local, presenciei chuva em todo o longo percurso de Morro Branco, Av. Jaguarari no Barro Vermelho; Av. Alexandrino de Alencar e Prudente de Morais até chegar ao evento. Em meu primeiro dia de férias, comentei essa particularidade abençoada com meus filhos Victor Hugo, que dirigia, e Patrícia Teresa, também de férias, que viajaria comigo à noite para uma peregrinação pela Canção Nova à Terra Santa, Roma e Fátima em Portugal.
Professora Alzenir, mediadora da Escola Estadual Izabel Gondim no bairro das Rocas fala sobre a importância do livro para a leitura e o prazer que deve ser despertado na criança para descobrir a magia que há nela.


As crianças encontravam-se em toda parte. Sentadas em círculo prestigiando as apresentações e falas das escritoras, das poetas, das professoras convidas para esse momento de valorização do livro, enquanto aguardavam o momento de suas apresentações com leituras e declamações.

Escritoras e poetas Jania Souza e Ester

Mediadora Alzenir apresenta seus alunos.

Mediadora e professora Alzira com seus alunos.

Banda escolar aguarda momento para performance

Escritora e assessora do Movimento Escolas Leitoras, Flauzineide Moura (Neidinha) de boné branco. Vejam a bela garotinha lendo o trecho de um livro. Charme, elegância e determinação de quem tudo sabe. Parabéns! Lindo bebê, que mais bebês se entusiasmem com a magnífica nau da leitura e viaje por lugares fantásticos e inusitados fortalecendo caráter, conhecimento e consciência cidadã. Eis o Brasil de um breve amanhã. Torçamos com fé e esperança.

Alegria. Descontração. Felicidade. Identidade. A criançada faz a festa da leitura.

Aluno adolescente, grande leitor, da Escola Estadual Estela Gonçalves no bairro do Alecrim - Guarita. Inteligente, atencioso, negociador, ator (presenciei peça teatral no momento de leitura em sua escola, quando o mesmo se apresentou). Parabéns, o sucesso espera-o de braços abertos, pois já é vencedor.

A encantadora contadora de histórias, Daluzinha e a poeta e Secretária da SPVA/RN, Alzêh Freitas.

Quadrilha Junina tornou a manhã mais encantadora com tantas cores, tantos sorrisos, tanta paz e harmonia colhida na inocência cativante da gurizada empolgada com os livros e com suas leituras.

FONTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário