domingo, 4 de abril de 2010

TROVAS E POEMAS - ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE IN FOCO

Roberto Pinheiro Acruche
Membro efetivo da Academia Pedralva Letras e Artes – Campos dos Goytacazes-RJ
Delegado da UBT – S. Francisco de Itabapoana –RJ
Caixa Postal – nº 123192 - São Francisco de Itabapoana-RJ
CEP – 28.230-000
http://www.robertoacruche.blogspot.com/.
**** rpacruche@gmail.com
Trovas e Poemas
Voltado para a educação e cultura, distribuição gratuita, sem qualquer responsabilidade pelas matérias noticiadas pelos respectivos autores.
O Editor

RECORTES DO JORNAL TROVAS E POEMAS


Pedaços

Os versos esparsos que eu fui rabiscando
são simples amostra da mágoa sentida...
pedaços de sonho que eu fui costurando,
lembranças que eu guardo da infância perdida!

São gritos calados que vão revelando
segredos guardados na mente sofrida...
espinhos e flores, ferindo e alegrando,
lições e valores - pedaços de vida !

É certo, o poeta também, vez em quando
supõe o que escreve e se perde sonhando,
confesso que às vezes também sou assim...

mas, via de regra, mais alto falando
é o meu coração quem assume o comando
e faz dos meus versos pedaços de mim!
Pedro Ornellas



--------------


PRIMAVERA

Jardins floridos, trago-os na lembrança.
Jamais eu me esqueci da Primavera,
principalmente a minha, quando eu era
Ingênua e pobre, mas feliz criança.

Agora estou no “inverno” nesta esfera.
As “flores” já “murcharam” e a esperança
há de me premiar com mais bonança
que em plena infância eu tanto tivera.

Os “frutos” bons do “outono” eu já deixei
sob o calor do “verão” que atravessei
e estão aqui após seu “florescer”.

Mas, Primavera, faço-lhe um pedido:
- Não deixe nunca que eu seja esquecido,
pois entre flores sempre quis viver!

José Viana -RJ



---------------

Francisco Garcia – Prof. Garcia de Caicó-RN estará recebendo o Troféu do 1º Ano de TROVAS E POEMAS.

O grande tenor se calaante o pássaro silvestre.- É o discípulo de galaquerendo escutar o mestre!
A. A. de Assis – PR

------------
Expulsando a maquiagem,
a lágrima veio, pura,
e pousou sobre a mensagem,
no lugar da assinatura!.
José Ouverney - SP

----------

Na Trova e no Trovadoré que se encontram,
suponho,criatura e Criador
unidos no mesmo sonho!
(Nádia Huguenin)

-------------------
Saudade, eterno martírio
que ocupa, agora, em meu peito,
os espaços que o delírio
ocupava em nosso leito!...
Divenei Boseli - SP
-------------
A História da Humanida
demostra, de modo bizarro,
poucos heróis de verdade
e muitos mitos de barro!
Rodolpho Abbud - RJ

-----------------
Saudade barco vazio
abrigo sem proteção
esquenta fazendo frio
é presença sem visão.

Dágma Verônica -MG
---------------

Eu vejo Deus na magia
dos versos simples que teço.
Deus é rima, amor, poesia,
é fim, é meio, é começo!

Gislaine Canales - SC

-------------
Os seus passos... eu segui
sem escutar a razão.
Andei... andei... e perdi...
Só restou-me a solidão.

Roberto Pinheiro Acruche - RJ

------------

Não me comove a emoção
desse teu choro, impreciso,
pois, relembrando a traição,
a vingança... É o meu sorriso...

Hermoclydes S. Franco-RJ
-------------

Muitas vezes ao partir,
(oh! tortura singular!)—
os que ficam, querem ir...
os que vão, querem ficar...
(Luiz Otávio)
-------------------
Amigos, amem o luar,
e escutem do vento o canto.
A vida é festa sem par,
e o céu nosso lindo manto!
Arlene Lima-PR

-----------
Não chores se não puderes
teus sonhos realizar,
chora quando não tiveres
mais razão para sonhar.

Antônio Juraci Siqueira-PA
------------

Construtor de propriedade,
João-de-Barro, arquiteto
sem cursar a faculdade,
cria e monta o seu projeto.

Nei Garcez-PR
-------------

Com pesar e desencanto,
vejo um mundo injusto e louco:
-Há tão poucos tendo tanto,
e há tantos tendo tão pouco.

Wanda de Paula Mourthe-MG

---------------
Dos pingos que a lua espalha
ficava o chão pontilhado...
é que o meu rancho de palha
tinha furos no telhado!

Pedro Ornellas - SP
------------


Enganar que sou feliz
é coisa inútil,
porquemeu sorriso triste diz
quanto sofro sem você!

Conceição A. C. de Assis-MG

------------



Lembro as horas que eu perdia
te esperando e me comovo...
Agora, o que eu não daria
para perdê-las de novo!...

Arlindo Tadeu Hagne-MG

--------------
A minha alma veste luto
à cada árvore tombada
e pelo que estamos vendo,
da vida não sobra nada!

Francisco Neves Macedo-RN

--------------


Tua pele o vento alisa,
sensual, com o seu frescor...
Como eu invejo esta brisa
que te alisa, meu amor!
Renato Alves -RJ
-----------

Nas noites em que reparto
as fantasias que abrigo,
abro as cortinas do quarto
e a Lua dorme comigo...
Edmar Japuassú Maia -RJ

------------



Sonho um mundo diferente,
que as cores todas resuma,
ea cor da pele da gente
não tenha importância alguma!
Otávio Venturelli-RJ
------------

Ela passa, e o seu perfume
deixa um rastro na calçada
E eu morrendo de ciúme
finjo que não sinto nada!
Alfredo de Castro - MG


-------------





Se o nosso amor estiver
sob as bênçãos de um altar,
seja a lua que vier,
haverá de ser luar!!!

Eduardo A. O. Toledo-MG
-------
Meus sonhos são comparado
sa essas chuvas de verão:
tão ligeiro são formados,
precipitam-se no chão...
Antônio Roberto Fernandes
--------------------------



A favela à luz da lua
é um presépio em miniatura,
mas ante o sol, triste e nua,
tem, de um calvário, a estatura!
Domitila Borges Beltrame-SP
-----------

Com devotamento ao lar,
onde o amor finca raízes,
a noite é para sonhar
e os dias são mais felizes.

José Lucas de Barros - RN
---------
Principalmente no amor
deve haver devotamento,
sem o qual pode haver dor
e até mesmo esquecimento.

Raymundo Salles Brasil-BA
-------
A noite passa e o luar
permanece em mim, refém,
quando a Lua vem brilhar
no doce olhar do meu bem!
Elizabeth S. Cruz - RJ
-----------

Lembranças da minha infância;
lembranças da mocidade.
Hoje só resta a distância
ligada pela saudade.
Alberto Paco - PR
------------

Num arroubo apaixonado,
antes que a lua desponte,
o sol pinta de douradoas
paredes do horizonte...
Izo Goldman - SP
---------------------------

Sempre tristonho... no entanto,
se a alegria é um grande bem,
eu tento esconder meu pranto
por trás do riso de alguém!
Professor Francisco Garcia -RN
--------------

Se o meu tempo está marcado
e da saudade eu disponho,
invento alguém ao meu lado,
cerro meus olhos e sonho...
Milton Nunes Loureiro-RJ
-------------



Para o mundo conhecer
a extenção da obra Sua,
Deus permite acontecer
até viagens à lua.
Wandira F. Queiroz – PR

--------

São Francisco nosso guia,
Recebei nossos louvores
E abençoe todo dia,
Nossa praça e os trovadores!
Dirce Montechiari-RJ


--------


Com frases, que vêm do peito,
meu coração, se declara,
ao verso, mais, que perfeito:
- A trova, esta jóia rara!
Fabiano Wanderley-RN
Izo Goldeman - SP
----------------
A criança tem direito:
lar, carinho e educação
pra conduzir com respeito
o futuro da nação.
Neiva Fernandes -Campos- RJ



-----------------



Num clima emocionante
do mar na arrebentação
o teu beijo cativante,
viajou no meu coração.
Agostinho Rodrigues Campos-RJ
-----------
O que o amor realiza
é de fato surpreendente:
age em nós qual suave brisa
e faz bem a toda gente.
Amilton Maciel Monteiro-SP
----------

Embora o dia me açoitecom
seus barulhos brutais,
lá no silêncio da noite…
a solidão bate mais!
Maria Madalena Ferreira-RJ
------------

O céu de luto parece
quando a cigarra anuncia
num canto em forma de prece
a morte triste do dia.
Gilvan Carneiro da Silva – RJ
-------------------

Coincidência que me arrasa,
que me assusta e me espezinha:
– Meu marido chega em casa
quando chega o da vizinha!…
Clenir Neves Ribeiro – RJ

------------
Quando a saúde deserta
e a ciência não dá jeito,
a solução mais que certa
é ter Deus dentro do peito.
Adamo Pasquarelli-SP
-----------
Dos sofrimentos das massas
A cantoria nasceu
Canta a história das raças
Que a própria história esqueceu
Geraldo Amancio Pereira - CE


------------


Devotamento no lar
prova a presença do amor,
dando exemplo singular
de família de valor.
Ruth Farah Nacif- RJ
-------
Pelos caminhos sem fim,
que a vida me fez trilhar,
fiquei perdida de mim,
sem conseguir me encontrar!
Delcy Canalles-RS

-------------



Deus me dê a boa sorte
de, na hora da partida,
ser esperado na morte
por quem me esperou na vida.
José Fabiano –MG
---------
Devotamento, confesso:
meu lar, meu mundo, afinal,
é meu trabalho onde expresso,
todo amor universal!
Dilva Moraes- RJ

-----------------



A vida é um laço apertado
que nos tortura sem dó;
e quanto mais amarrado,
mais atado fica o nó!
A.M.A. Sardenberg – RJ
----------

Felicidade adiada,
sonho que não se realiza;
leve esperança, mais nada...
Esta vida me ironiza!...
Roberto Pinheiro Acruche-RJ

-----------------



Nas capelas,
a canduradas esposas, nas novenas.
Fora delas,
a aventurados maridos “noutras” cenas…
Olga Agulhon – PR
-----------------

Sem precisar das imagens
ou linguagem que os ensinem,
os olhos trocam mensagens
que as palavras não definem.
Campos Sales - SP



------------

Na noite escura, eu componho
e mal consigo enxergar...
Fecho os olhos e, no sonho,
minha noite...é de luar!
Therezinha Dieguez BrisollaSP
----------

Aquele devotamento
que no lar é esperado,
é fruto do entendimento
de um amor entrelaçado.
Mifori-SP

Se o meu coração chorasse
toda a amargura que encerra,
talvez então provocasse
Novo dilúvio na Terra!
João Paulo Ouverney-SP
--------------
A gentileza me encanta;
é algo assim divinal...
É uma rosa que alguém planta,
depois colhe um roseiral!
Myrthes Mazza Masiero
--------------

Mãe, tuas simples sentenças,
em minha infância enraizadas,
ainda norteiam crenças
e escolhas de encruzilhadas.
Vanda de Paula Morthé-MG
-------

Depois de tantas tristezas,
tantas promessas e ausências,
eu grafo as tuas "certezas..."
com aspas e reticências.
Sérgio Ferreira da Silva-SP



------------



AUSÊNCIA

A tua ausência transforma a noite em um suplício,
faz a formosura da lua desaparecer no infinito
e as estrelas no céu perderem o brilho.

A solidão minha constante companheira
cresce no silêncio que constrói um assombroso vazio, enquanto as canções evolucionam a saudade.

E não há como se esquecer do passado
quando a caminhada era ornamentada
pela beleza das flores e perfumada em todos os momentos...
Mesmo quando a natureza disseminava as tempestades, com chuvas, trovões e ventos.

A brisa tinha a fragrância dos lírios
e os teus suspiros eram o meu alento.

A tua ausência, sentida nesse momento
quando o pensamento
é todo reservado a ti,
faz explodir no peito a angústia
dessa solidão que abruma,
ainda mais, essa noite triste e vazia.

Roberto Pinheiro Acruche

--------------------

LUZ DOS MEUS SONHOS
A luz dos meus sonhos
tem um esplendor inigualável!
A luz dos meus sonhos
tem um brilho de tamanha intensidade
que nem sei, de verdade,
como dimensioná-la.
A luz dos meus sonhos é assim:
É uma obra-prima!
A luz dos meus sonhos é Divina!
fonte:jornal - trovas e poemas de Roberto Acruche por e-mail
veja o blog: http://www.robertoacruche.blogspot.com/ vale a pena, eu conheci e amei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário